Julio Cabral
Mal terminou o Salão de Frankfurt e algumas marcas já se adiantam com novidades. Como fez a Mazda, que adiantou a revelação do conceito Kiyora, cuja apresentação oficial está programada para o Salão de Tóquio. O evento irá abrir as portas no próximo dia 24 de outubro. O hatchback compacto conta com um novo motor 1.3 com injeção direta de combustível que faz parte da nova linha Sky de propulsores com injeção direta a gasolina e a diesel que também serão apresentados no ?motorshow?.
Dentro da linha de modelos ultra econômicos, o Kiyora é capaz de fazer uma média de 32 km/l de gasolina, segundo dados oficiais. É claro que não só o motor é responsável por essa média elogiável. O modelo também conta com um novo câmbio automático de seis marchas, cerca de 5% mais econômico e com trocas mais diretas do que uma caixa atual. E o seu peso é 100 kg menor do que um compacto do mesmo porte produzido atualmente pela marca japonesa. Os projetos fazem parte dos planos da Mazda de diminuir em 30% a média de consumo de seus carros até 2015, em comparação aos índices obtidos em 2008.
Além da tecnologia Sky de motores e câmbio a Mazda também irá exibir em seu estande uma versão híbrida do sedã Premacy, criada especialmente para autoridades governamentais do Japão e organizações do setor energético. O três volumes foi equipado com um motor rotativo a hidrogênio que funciona combinado a um gerador responsável por alimentar um motor elétrico. A autonomia máxima é de 200 km. Além da propulsão não poluente, o modelo também se vale de materiais ecológicos, como bioplástico, que não são derivados de petróleo.