Já pensou em superar a marca das 200 milhas (321km/h) por hora? Imagine um bólido feito em parceria com a Ferrari e desenhado pelo estúdio do renomado designer italiano Giorgetto Giugiaro. A bordo do Maserati MC12, superesportivo de produção limitada apresentado no Salão de Genebra de 2004, pode-se chegar a essa marca, nem que seja nas Autobahn alemãs. Com traços estilísticos que lembram e muito a Ferrari Enzo, o MC12 tem motor 6.0 com 12 cilindros em V e itens de personalização não vistos em concorrentes.
Embora seja quase um automóvel de corrida para se usar no dia-a-dia, o MC12 conta com detalhes comuns a modelos produzidos em grande escala, como porta-objetos e tomada de 12 volts. A pintura azul revelada nas primeiras unidades é usada pela Maserati desde os anos 60. O piloto Stirling Moss dirigiu um modelo Tipo 60-61 na equipe América Camoradi com essa caracterização. O design não é arrojado, mas mantém a identidade do fabricante, principalmente na dianteira, muito semelhante à dos modelos Coupé e Spider.
Se não tem no estilo um ponto forte, o MC12 aposta numa estrutura rígida, feita de fibra de carbono e subchassi de alumínio. A capota pode ser removida, assim como na "prima" Ferrari Enzo, tornando o bólido um legítimo targa. Com 5,14 metros de comprimento, 2,09m de largura e 1,20m de altura, o Maserati superesportivo pesa 1.335 kg. Os pneus dianteiros têm medida 245/35 R19, enquanto os de trás são 345/35 R19. A estabilidade é auxiliada pelo efeito solo, que mantém o carro firme nas curvas, com o aproveitamento da pressão do ar.
Um túnel na parte inferior da carroceria serve como duto e há até um snorkel para refrigeração do interior. É que o sistema de ar-condicionado não passou pelos planos da casa do tridente no projeto. O interior, que tem o azul como cor predominante, é sofisticado e tem revestimento em couro e vidros elétricos. Esse último item é geralmente descartado por uma questão de peso, mas decidiram atender às preces do público milionário, que não ignora equipamentos de luxo.
Mas o destaque é mesmo o motor 6.0 de 12 cilindros, capaz de gerar nada menos do que 630cv de potência. O consumo médio é de 4km/l e torque de 66,5 kgfm a 5.500 rpm é capaz de levar o MC12 de 0 a 100km/h em 3,8 segundos. O cárter seco de alumínio, bielas de titânio e pistãos projetados para trabalhar com uma taxa de compressão de 11,2:1 levam o carro aos 330km/h. Assim pode-se percorrer um quilômetro em apenas 20,1 segundos. Um carro rápido? Sim, graças a um câmbio seqüencial de seis velocidades, com trocas por hastes atrás do volante. Há a opção do modo Sport, no qual as trocas são feitas em rotações mais elevadas e o controle de tração ASR interfere menos no comportamento dinâmico.