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Manutenção - Jogando em qualquer posição

Promover o rodízio possibilita compensar a diferença de desgaste entre os pneus dianteiros e traseiros, o que contribui para aumentar a segurança e a durabilidade

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Muitos motoristas se preocupam com o estado dos pneus, o que é fundamental para a segurança do veículo, pois se eles estiverem em mau estado poderão colocar em risco a vida dos ocupantes em qualquer situação. Mas são poucos os que promovem o rodízio ou sabem para que ele serve. Não se trata apenas de fazer com que os pneus durem mais. Mudá-los de posição também tem a ver com procurar manter um equilíbrio entre os diferentes desgastes dos pneus. Confira essas e outras dicas importantes sobre o rodízio.

PARA QUE SERVE De acordo com Vinícius Rezende Sá, coordenador de marketing da Goodyear, o rodízio serve para se obter um desgaste equivalente dos pneus nos dois eixos. “A troca acaba equilibrando a forma como ocorre o desgaste e isso contribui para aumentar a durabilidade dos pneus”, explica. Outro fator positivo para esse procedimento é preservar a boa estabilidade do veículo, principalmente em curvas e freadas.

QUANDO FAZER Os fabricantes de pneus geralmente recomendam que o rodízio seja feito a cada cinco mil quilômetros. Mas são unânimes em afirmar que o motorista deve seguir o que recomenda o manual do proprietário, ou seja, o que diz o fabricante do veículo. E eles têm opiniões bem parecidas. A Ford, por exemplo, orienta no manual a fazer a troca de posição a cada revisão (seis meses ou 10 mil quilômetros). A Fiat segue o mesmo caminho dos 10 mil.
Mas nem todas aconselham o rodízio. A Renault é uma delas. Como explica o engenheiro Carlos Henrique Ferreira: “Devido à tração, os pneus dianteiros podem ser mais solicitados que os traseiros e isso poderia deixá-los um pouco quadrado, o que mudaria o comportamento em situações perigosas, como uma frenagem brusca”. Alguns especialistas ressaltam que o motorista, além do manual, também deve ficar atento ao desgaste irregular dos pneus para antecipar a operação de mudança de posição.

COMO FAZER Existem alguns tipos de rodízio: em forma de xis; o que é feito somente com pneus do mesmo lado; o que mistura esses dois tipos de rodízio e aquele que inclui o estepe (quando este tem a mesma medida dos pneus de rodagem). Mas existem algumas diferenças nas recomendações entre fabricantes de pneus e de veículos. Por exemplo, enquanto a Goodyear inclui o rodízio em xis, a Fiat recomenda apenas a troca de pneus do mesmo lado. Por isso, o proprietário deve consultar o manual do veículo.

SENTIDO DE ROTAÇÃO Existe um mito de que não se deve inverter o sentido de rotação quando se faz o rodízio. Na verdade, não é bem assim, pois isso depende do tipo de pneu, já que eles têm desenhos diferentes de banda de rodagem, para diferentes tipos de performance. Como esclarece o coordenador de marketing da Goodyear, “entre os que não podem estão os direcionais – aqueles que têm uma seta na lateral, indicando o sentido de rodagem –, pois isso vai provocar um desgaste irregular, afetar a dirigibilidade e aumentar o nível de ruídos”. Os pneus assimétricos possibilitam a inversão do sentido de rotação, desde que não se desmonte o pneu da roda. Já os simétricos podem ser invertidos de qualquer forma.

ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO É fundamental que o proprietário peça para fazer o alinhamento da direção e o balanceamento das rodas e confira semanalmente a calibragem para que o rodízio tenha efeito.