UAI

Mansory prepara o Rolls-Royce Ghost

A preparadora alemã define o chamativo processo de personalização de um "grande programa para um pequeno Rolls-Royce"

Publicidade
Foto:

Depois que John Lennon personalizou o seu Rolls-Royce Phantom V na década de 60, a marca britânica perdeu o seu austero ar de realeza. E a personalização criada pela Mansory para o Ghost, o novíssimo "baby Rolls", segue a linha pouco discreta daquele Phantom psicodélico. A preparadora alemã buscou um estilo que exsuda aquela riqueza aparente em detalhes dourados que faz a cabeça dos milionários dos Emirados Árabes, misturado a um tom profundo de azul. O sedã recebeu um novo kit aerodinâmico, com saias laterais e difusor traseiro. O dourado recobre a ampla grade polida do Ghost e se repete nas amplas rodas aro 22, nas molduras dos vidros e em frisos nas laterais, nas saídas de ar e na pega da tampa do porta-malas. Nem mesmo o escapamento duplo escapou.

Como é de costume, a preparação da Mansory não foi restrita ao estilo. Abaixo do capô em alumínio está uma versão amplamente modificada do já vigoroso V12 6.6 biturbo, que já gera saudáveis 571 cv de potência e 79,5 kgfm de torque de série. A cavalaria é elevada para 720 cv de potência a 5.850 giros e 104 kgfm. O suficiente para lançar os 2.360 kg do carro, que com os seus 5,39 metros de comprimento não tem nada de pequeno, da inércia aos 100 km/h em míseros 4,4 segundos. A velocidade máxima também salta dos cavalheirescos 250 km/h limitados eletronicamente para 310 km/h. Um Rolls para dar trabalho a Porsches em autobahns.

Para não deixar tudo na mão das exigências imperiosas das leis da física, o conjunto de rodas calça pneus 265/35 na dianteira e 295/30 na traseira. O interior também extrapola o luxo original do Ghost. O couro refinado que recobre quase todas as superfícies do habitáculo recebe ornamentos em diamantes e são complementados por camurça que reveste o painel e o teto. Peças de carbono e um volante esportivo são mescladas por acabamentos em madeira clara com padronagem que imita bambu, uma combinação mais jovial do que a raiz de nogueira original.



A atmosfera interna ainda é enriquecida por uma suave iluminação em LEDs que dá destaque as soleiras das portas, bancos, portas e painel. Todo este luxo só terá o preço revelado na octogésima edição do Salão de Genebra, que abre as portas na próxima semana, no dia 2 de março. Mas será decerto bem superior ao patamar de 170 mil libras esterlinas esperado pelo Ghost de série, cerca de R$ 475 mil. Feito para o gosto e para o bolso dos sheiks árabes.

Leia mais sobre outros lançamentos do Salão de Genebra

Audi A1.

Audi RS5.

Alfa Romo Pandion Concept by Bertone.

Bentley Continental Supersports Convertible.

Carlsson C25.

Citroën DS High Rider.

Citroën DS3 Racing.

Kia Sportage.

Lotus Elise 2011.

Mazda5.

Mazda6.

Mercedes-Benz F800 Style.

Mini Countryman.

Nissan Juke.

Opel Flextreme GT/E.

Opel Meriva.

Peugeot5.

Porsche 911 Turbo S.

Porsche 911 GT3 R híbrido.

Porsche Cayenne.

Protoscar Lampo².

Renault Mégane CC.

Renault Twingo CC.

Seat Ibiza ST.

Subaru Impreza XV.

Subaru Impreza Cosworth.

Volkswagen CrossPolo.

Volkswagen Polo GTI.

Volvo S60.