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Mais um peso-pesado no ringue: Iveco lança o Hi-Way no mercado brasileiro

Topo de linha, modelo tem aplicação voltada a grandes trechos rodoviários

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No projeto de um extrapesado, a maior preocupação é proporcionar o melhor bem-estar a bordo para o motorista


Marcando sua estreia no segmento dos extrapesados, a Iveco lançou o Hi-Way. Fabricado no Brasil, modelo é o topo de linha da marca e foi eleito o Caminhão do Ano na mostra alemã de Hannover. Segundo Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Iveco, trata-se de um mercado em expansão no Brasil. Em 2013, o segmento deve representar um total de 40 mil veículos, número que pode saltar para 50 mil em 2014, tendo como principais aplicações os setores de agronegócio, combustível e construção civil.

No projeto de um extrapesado, a maior preocupação é proporcionar o melhor bem-estar a bordo para o motorista, já que esses modelos fazem grandes percursos rodoviários, ultrapassando muitas vezes os 10 mil quilômetros por mês. Assim, a cabine se torna não só o ambiente de trabalho do motorista, mas seu escritório e até mesmo sua casa. Por isto, a disposição dos comandos no painel foi pensada para proporcionar conforto e ergonomia. Os bancos e o volante são ajustáveis, para que o motorista encontre a melhor posição possível.

A cabine do Hi-Way pode ter teto alto, com o assoalho semiplano, onde uma pessoa com 1,90m pode ficar em pé, ou médio. A cama tem 2 metros por 80 centímetros. Opcionalmente, é possível optar por um beliche cuja cama de cima fica embutida na parede. A iluminação e climatização também foram pensadas para o bem-estar dos ocupantes. O bagageiro e os diversos porta-objetos espalhados pela cabine somam mais de 600 litros de volume. Existe também geladeira e um box térmico.

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São três as versões disponíveis (4x2, 6x2 e 6x4), com três entre-eixos (3,5, 3,2 e 3 metros). Conforme a aplicação, é possível escolher entre três níveis de potência e torque para o motor FPT Cursor 13, um seis cilindros de 12,88 litros: 440cv e 214kgfm; 480cv e 229kgfm; e 560cv e 255kgfm. Para trabalhar com a forca adequada em qualquer regime de rotação, o motor tem turbina de geometria variável. A transmissão automatizada de 16 velocidades conta com a função Eco, que limita a condução na faixa econômica do conta-giros. Como opcional, é possível optar por um câmbio manual.

A suspensão pode ser mecânica ou, como opcional, pneumática, que mantém a altura do chassi e, por ser ajustável, facilita o carregamento do veículo. Segundo a Iveco, a adoção de itens de alta durabilidade proporciona custo operacional reduzido. O tanque duplo de combustível proporciona maior autonomia. O design do Hi-Way foi pensado para otimizar a aerodinâmica, reduzindo o consumo de combustível. Para parar este peso-pesado, os freios ABS têm sensor de desgaste das lonas. O freio-motor, com 415cv de potência, pode trabalhar em conjunto com o freio auxiliar Intarder, que eleva a potência de frenagem para 978cv.

O bagageiro e os diversos porta-objetos espalhados pela cabine somam mais de 600 litros de volume


TECNOLOGIA O computador de bordo informa o nível de pressão dos freios e do aditivo Arla 32 no tanque. Um software de gerenciamento de frota permite analisar o desempenho do veículo e do motorista. Essa ferramenta também é capaz de rastrear e bloquear o veículo. Para facilitar a vida do motorista, o veículo ainda tem piloto automático e limitador de velocidade, cortina frontal elétrica, basculamento elétrico da cabine e dois retrovisores auxiliares (frontal e lateral).

De acordo com a Iveco, a adaptação do veículo à realidade brasileira custou aos 100 profissionais envolvidos 150 mil horas em cima de 34 veículos de teste. O lançamento do modelo no Brasil custou R$ 100 milhões em investimentos. O Hi-Way será vendido a partir de R$ 320 mil na versão 4x2 de 440cv, preço que chega aos R$ 395 mil no 4x6, de 560cv. São quatro anos de garantia, sendo um para todo o veículo e mais três para o trem de força (motor, transmissão e eixo traseiro). A Iveco anunciou que até 2015 planeja lançar 20 novos produtos.

(*) O jornalista viajou a convite da Iveco.