(FolhaNews)
Mais da metade dos consumidores não é fiel a uma determinada marca ou montadora de veículos, segundo levantamento da Pro Teste. Dos 3.027 consumidores consultados, 62% revelaram que seus carros atuais não são da mesma marca que os anteriores. As japonesas Honda e Toyota foram consideradas as marcas mais confiáveis.
Segundo a Pro Teste, as marcas consideradas mais confiáveis foram aquelas que deram menos problemas de manutenção a seus clientes: a japonesa Honda teve 89,5% de confiabilidade e a Toyota, 89,4%.
Os modelos Honda Civic atingiu índice de 95%, o Toyota Corolla, 94,2%, e o Honda Fit, 92,8%. Quanto mais próximo de 100, mais confiável é o veículo e menor a probabilidade de o consumidor ter que levar o carro para a oficina. Entre os modelos fabricados antes de 2002, o Ford Escort, com 48,8%, foi o último colocado no índice de confiabilidade.
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Segundo a entidade, o índice de confiabilidade foi dividido entre os carros fabricados antes e a partir de 2002, já que "os mais antigos tendem a apresentar mais problemas". No entanto, o estudo adverte que alguns carros fabricados antes de 2002 conseguiram índices de confiabilidade mais elevados que modelos mais recentes. "Por exemplo, em nossa pesquisa, o índice de confiabilidade para os Corolla fabricados antes de 2002 foi mais alto que o índice de confiabilidade dos Palio Weekend mais novos", afirma a Pro Teste.
Para o levantamento, a Pro Teste questionou quais reparos precisaram ser feitos nos carros nos doze meses anteriores ao recebimento do questionário e pontuou esses reparos de acordo com gravidade de cada resposta. Os problemas que põem em risco a vida do consumidor (como nos freios) ou que impedem o carro de andar (como no motor) tiveram o maior peso na construção do índice de confiabilidade dos veículos. Quase todos participantes da pesquisa (96%) preferem não pagar por uma garantia extra quando compram seus veículos. Itens de segurança como freios ABS e air bag só foram relatados por 20% dos pesquisados. (editado por Renato Parizzi/Vrum)