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Maior e melhor

Sucessor do utilitário-esportivo Blazer é vendido em versão única de acabamento e sete lugares. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem. Leia o teste

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Foto:

O acabamento interno surpreende assim como o câmbio automático de seis marchas, com trocas suaves e sem trancos. O motor V6 cumpre bem a função, mas consumo é elevado


Parece que a General Motors quis desvincular o Trailblazer, sucessor do Blazer, de veículo de frota. A primeira providência foi comercializar o utilitário somente na configuração de sete lugares, em versão luxuosa e apenas com câmbio automático de seis marchas. Não há opção de manual. O modelo fabricado em São José dos Campos é derivado da nova picape S10. Há duas opções de motores e a versão testada é equipada com o potente motor V6 a gasolina.

Uma refinada no utilitário

De qualquer forma, o sucessor está bem maior e a versão testada é a LTZ com motor a gasolina. Na outra, o motor é a diesel. As linhas evocam robustez e a altura elevada do solo tem a ver com a proposta fora de estrada, pois o Trailblazer tem tração 4x4 acionada eletronicamente com o veículo em movimento por meio de comando no console central. O câmbio é automático de seis marchas, com trocas rápidas e sem trancos.

DENTRO Impressiona o acabamento interno de boa qualidade, com arremates benfeitos e forração em couro nos bancos e nos painéis de portas. Nos sete lugares há cintos de três pontos retráteis e apoios de cabeça. A última fileira com dois bancos, cujo acesso exige contorcionismo, é mais apropriada para crianças em percursos curtos, pois se estiver ocupada sobra pouco espaço para bagagens. Adultos não têm na última fileira o mesmo conforto dos outros bancos. Com a última fileira rebatida, a capacidade do porta-malas é mais do que suficiente para acomodar as bagagens dos cinco ocupantes.

CONFORTO Há muitos itens de conforto e conveniência no Trailblazer, como o sistema multimídia, comandos diversos no volante, que tem apenas regulagem de altura. Falta a de distância. Economia injustificável em um carro que custa mais de R$ 140 mil. O rodar é macio em superfícies lisas. Em ondulações de asfalto ocorre a instabilidade direcional com transferência para dentro do habitáculo fazendo o carro balançar. Nem a suspensão traseira multilink combinada com eixo rígido elimina esse desconforto. Porém, nas outras situações, o conforto é evidente.

DIRIGINDO O motor V6, que casa bem com o câmbio automático, é suficiente para empurrar as mais de duas toneladas do carro. O desempenho é muito bom, mas o consumo de gasolina é alto. Afinal, são seis canecos para sorver combustível e muita massa para empurrar. Na estrada, fica entre 8km/l e 10km/h dentro dos limites estabelecidos em lei e na cidade varia de 3,5km/l a 5 km/l, conforme situação. Se pisar fundo, a conta no posto aumenta. A direção está bem calibrada e torna as manobras em espaços apertados menos penosas. São quase 4,90 metros de comprimento.

No fora de estrada, não há o que temer. A excelente altura do solo permite trafegar em caminhos ruins sem cerimônia, auxiliado pela tração 4x4 e reduzida. Nas rodovias asfaltadas, os possíveis abusos são contornados pelos eficientes controles de tração e estabilidade. A visibilidade é boa de maneira geral.

Trata-se de um bom utilitário, mas o fabricante exagerou no preço. O concorrente direto do trailblazer é o Toyota SW4 de sete lugares, que é vendido somente com motor a diesel. Por isso, o Trailblazer a gasolina fica sozinho no segmento de sete lugares.

Impressiona o acabamento interno de boa qualidade, com arremates benfeitos e forração em couro nos bancos e nos painéis de portas



FICHA TÉCNICA

Motor...
Dianteiro, longitudinal, seis cilindros em V, 24 válvulas, 3.564cm³ de cilindrada, gasolina, de 239cv de potência máxima a 6.600rpm e torque máximo de 33,5kgfm a 3.200rpm

Transmissão...
Tração 4x4 com reduzida e câmbio automático de seis marchas

Suspensão/rodas/pneus...
Dianteira, independente, com braços articulados e barra estabilizadora; e traseira, eixo rígido e multibraços e barra estabilizadora / 7,5 x 18 polegadas, em liga leve / 265/60 R18

Direção...
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

Freios...
Discos ventilados nas quatro rodas, com ABS e EBD

Capacidades...
Tanque, 76 litros; de carga (passageiros %2b bagagem), 633kg; ângulos de entrada/saída: 32°/21°; peso; 2.087kg; porta-malas, 235(**)/184 (***) a 1.830, com duas fileiras rebatidas (**)

Desempenho...
Velocidade máxima (km/h), 180; aceleração até 100km/h, 9,1 segundos; consumo (km/l), ND

Dimensões (A x B x C x D x E) (m)
4,89 x 1,90 x 1,84 x 2,84 x 0,23


(*) A: comprimento; B: largura; C: altura; D: entre-eixos e E: altura do solo
(**) Dados dos fabricantes
(***) Medição do caderno Vrum


Há muitos itens de conforto e conveniência no Trailblazer, como o sistema multimídia, comandos diversos no volante, que tem apenas regulagem de altura


EQUIPAMENTOS DE SÉRIE ABS com EBD, controles de tração e estabilidade, airbags frontais e de cortina, ar-condicionado digital, computador de bordo, controle automático de velocidade com comandos no volante, rodas de liga leve aro 18, sistema premium de som, com rádio doubledin com CD player, MP3, Bluetooth, entradas mini-USB e auxiliar, quatro tomadas de 12V, entre outros.

OPCIONAL Não há.


Notas (0 a 10)
Desempenho    9
Espaço interno    8
Porta-malas    8
Suspensão/direção    7
Conforto/ergonomia    8
Itens de série/opcionais    9
Segurança    8
Estilo    8
Consumo    6
Tecnologia    8
Acabamento    9
Custo/benefício    7

QUANTO CUSTA
O Trailblazer na versão LTZ 3.6 a gasolina tem preço sugerido de R$ 145.450 e não há opcional.