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M6 Conversível - À maneira antiga

BMW resiste aos modismos e equipa seu conversível de alto desempenho com capota de lona e motor aspirado de alta potência para extrair maior prazer de dirigir

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Unindo luxo e esportividade, marca alemã criou descapotável de formas aerodinâmicas, equipado com propulsor V10 de 5.0 litros

Conversíveis sempre exercem fascínio; os esportivos estão no topo da lista do desejo dos entusiastas de automóveis; e a sigla M estampada na traseira de um BMW é sinônimo de alto desempenho, estabilidade de primeira linha e tecnologia de ponta. Ao juntar os três elementos, a marca alemã apresenta o M6 Conversível, um descapotável de alta gama que representa a união dos conceitos de luxo e esportividade da BMW.

No centro de qualquer carro da série M está o motor. No caso do M6 Conversível, o desempenho é garantido por um V10 de 5.0 litros que, com 507cv de potência, produz mais de 100cv por litro sem necessidade de turboalimentação. O torque também não fica a desejar: são 52kgfm, um número mais comum em motores a diesel de caminhões. Tanta força lança o M6 Conversível da imobilidade aos 100km/h em 4,8 segundos, e a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250km/h. Outra particularidade do motor é seu comportamento em giros elevados. Trata-se de um carro que realmente gosta que o motorista tenha o pé plantado no acelerador. O torque máximo só é alcançado perto dos 6 mil giros e a potência máxima é obtida perto do limite máximo de 8 mil rpm.

Para transmitir a inquietação do motor para as rodas, o M6 Conversível tem câmbio manual automatizado de sete marchas. O sistema, chamado pela BMW de SMG, além de permitir trocas manuais ou automáticas ainda conta com 11 programas, que determinam a velocidade da mudança além de decidir o momento certo da troca, de acordo com o estilo de pilotagem.

Traseira é robusta, com grandes lanternas triangulares e saídas de escapa duplas. O M6 tem câmbio manual automatizado de sete marchas


O estilo é o mesmo dos demais carros da Série 6 da marca. Controvertido, sim, mas único. Na traseira, se destaca a tampa do porta-malas em estilo cauda de peixe. Com relação aos demais carros da família, a principal diferença está no difusor de ar da traseira e nos quatro canos de escapamento. Numa decisão propositalmente retrô, a BMW decidiu equipar o M6 com capota de lona, passando ao largo dos tetos rígidos dobráveis que viraram mania nos últimos anos.

O argumento da montadora é a versão cupê do M6, além de destacar o pouco espaço que a capota de lona ocupa quando recolhida. De acordo com a BMW, a capacidade do porta-malas varia de 300 a 350 litros, com a capota armada e recolhida, respectivamente. Pode não parecer muito, mas é suficiente para acomodar duas sacolas com tacos de golfe, um detalhe essencial para o público do carro.

A segurança é garantida pelo sistema de controle de estabilidade de última geração, com diferentes níveis de interferência no modo de conduzir do motorista. Além dos airbags frontais e laterais, os computadores detectam a possibilidade de capotamento e ativam os santantônios, que garantem a proteção aos ocupantes.

Por dentro, a típica abordagem BMW. Materiais de alta qualidade, mas o foco está no motorista. Controles e instrumentos são voltados para que o piloto tenha visão e controle perfeitos na direção, como se espera de um autêntico BMW M.