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M3 GTS - O mais rápido BMW de rua

O M3 GTS conta com 450 cv de potência e pode romper a barreira dos 300 km/h; acompanhe o que o carro pode fazer em Nürburgring

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Iniciada em 1986, a linha M3 da BMW ficou famosa por conjugar a leveza dos médios da marca ao desempenho de modelos maiores, com um pedigree sempre associado ao mundo das pistas. Dentro desta tradição, a marca bávara apresentou o M3 GTS, uma versão mais brutal do cupê que já havia sido revelada inicialmente em novembro, mas que só agora teve suas especificações reveladas. E que números. O V8 do M3 civil foi expandido de 4 litros para 4,4 litros, o que elevou a potência em 30 cv, para 450 cv a 8.300 rotações, e torque de 44,8 kgfm a 3.750 giros contra 40,7 kgfm do tradicional. O suficiente para empurrar o modelo da imobilidade aos 100 km/h em 4,4 segundos (0,2 s a menos que o M3 DSG). O acordo de cavalheiros que limita a velocidade máxima a 250 km/h foi ignorado pelo nada civilizado GTS, que avança até os 305 km/h.

Para alcançar esse patamar de desempenho, as mudanças foram extensas. O câmbio manual automatizado de duas embreagens e sete marchas foi reprogramado. A suspensão pode ser ajustada para baixar o carro em 1,6 cm na dianteira e 12 cm na traseira. Os amortecedores também são reguláveis, tal como a cambagem das rodas. O espírito competitivo também fica patente nos freios a disco ventilados de maior diâmetro nas quatro rodas, com pinças de seis pistões à frente e de quatro pistões atrás.

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Como não é fácil dominar esse poderia sob qualquer situação, o carro não abdica das salvaguardas eletrônicas. O sistema de controle de estabilidade e os freios ABS passaram por modificações. E as rodas em preto fosco de 19 polegadas exibem um belo visual com raios em forma de "Y".

O teto feito em plástico reforçado com fibra de carbono foi mantido. O mesmo material está no console central e nas portas. As janelas laterais e traseira são feitas em policarbonato. A luta contra a balança também eliminou o banco traseiro e parte do revestimento acústico. Junto com a instalação de um sistema de escapamento de paredes finais, criado para as pistas, e silenciadores de titânio, o som do motor não encontra resistência para contagiar tudo em volta. A dieta eliminou 70 kg do peso e baixou o peso total para 1.530 kg.



Qualquer cor, desde que seja laranja

É o que afirma a BMW, que pinta todos os M3 GTS nessa cor. O tom evidencia o estilo de "carro de pista" do bólido, que possui um spoiler frontal avantajado e uma grande asa traseira (a mesma do BMW 320si do Mundial de Turismo), ambos com ângulos ajustáveis de acordo com a "pista" a ser enfrentada. Para reforçar o ar "malvado" do carro, detalhes como a grade e frisos do teto foram pintados em preto fosco.

O aerofólio pode ser ajustado de acordo com a pista, tal como o spoiler frontal



O interior recebeu um santantônio na coluna B, que pode ser integrada a uma gaiola de segurança opcionalmente. O cinto de seis pontos também é opção, tal como o extintor. Mas, como nem todo mundo é de ferro, o M3 GTS conta com ar-condicionado automático e sistema de som como opcionais. O carro começa a ser vendido em julho por um preço inicial de 136.850 euros na Alemanha, o equivalente a R$ 306 mil.