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M1 Hommage - Reverência histórica

BMW aproveita evento de antigos na Itália e apresenta carro-conceito que presta homenagem aos 30 anos do primeiro esportivo de motor central produzido pela marca

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Lançada há mais de 30 anos, a BMW M1 é um marco na historia do fabricante alemão. Projetada pelo mestre italiano Giorgetto Giugiaro, além das linhas admiradas, foi o primeiro esportivo da marca a usar motor central. Posteriormente, o veículo deu origem a um conceito, o BMW Turbo.

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Para homenagear os dois modelos, a BMW apresentou no concurso de antigos de Villa D’este, na Itália, o BMW M1 Hommage. O veículo, na concepção do fabricante, é uma interpretação moderna tanto do M1, em particular, quanto da visão da marca sobre o que deve ser um esportivo de motor central, em geral.

A referência mais evidente aos modelos do passado é o jogo que brinca com tons fortes e o preto usado nos três veículos. Desta vez, a tinta foi desenvolvida especialmente para a BMW. Com o nome de liquid orange (laranja líquido), é um tom de brilho intenso, que revela novos matizes conforme incidência da luz sobre as superfícies côncavas e convexas do bólido.

Na lateral, estilo reproduz desenho dos modelos de série, com vidro ascendente. Posicionamento da logomarca na traseira foi definido antes dos primeiros esboços


Outra característica herdada de seus antecessores é a colocação do emblema da marca sobre as lanternas traseiras, exclusividade dos modelos de motor central. O lugar dos emblemas é tão importante que foi definido antes mesmo de os primeiros esboços do veículo ficarem prontos. A tradição se faz presente ainda nas "persianas" sobre o motor, que protegem e deixam o propulsor respirar, sem impedir a visão do motorista para trás. As dimensões também são semelhantes às da M1 original. Apenas o entre-eixos mais comprido indica espaço interno mais generoso.

Mas, como se trata de modelo atual, a M1 Hommage também se beneficia da evolução tecnológica e de estilo ocorrida nos últimos 30 anos. Diferentemente dos demais veículos de motor central, o capô não foi reduzido ao mínimo possível e, em linha com a linguagem de design da BMW, o modelo tem as rodas nas extremidades do veículo, reforçando a impressão de potência e esportividade. Nas janelas laterais traseiras, os estilistas conseguiram preservar até mesmo o ângulo no encontro do vidro com a carroceria, elemento presente nos demais modelos da marca.

O encontro, às vezes violento, de superfícies retas e curvas, côncavas e convexas é outra marca da BMW, que, mesmo de forma distinta, foi propositadamente incorporada ao conceito. Na parte frontal, a tecnologia se faz presente com a substituição dos antigos faróis escamoteáveis por luzes que, independentemente do tamanho reduzido, têm poder de iluminação suficiente. Assim como no M1 original, os faróis só são visíveis quando acessos. Obviamente, a grade dividida foi preservada, mas com estilo mais contemporâneo.

Diferentemente de muitos carros-conceito recentes, a M1 Hommage é apenas um estudo de estilo e engenharia e não há planos de fazer uma versão de produção em série. Pelo menos é o que afirma o construtor.