UAI

Lotus Exige Sport 240 - Edição muito limitada

Montadora inglesa de veículos esportivos desenvolve versão específica para comemorar boas vendas na Austrália. Serão produzidas apenas seis unidades

Publicidade
Foto:

A Lotus já teve seus dias de glória na Fórmula 1, mas abandonou a categoria, em 1994. Apesar de não contar mais com o glamour das competições, a pequena fábrica britânica nunca deixou de fazer carros de passeio. Bem, nem tão de passeio assim.

O modelo lendário da marca, o Seven, é quase um kart disfarçado de carro. E mesmo os modelos atuais não fogem muito do padrão: peso baixo, motores pequenos, poucos equipamentos. Tudo nos veículos da Lotus é pensado em função do desempenho e, principalmente, do comportamento dinâmico.

A mais recente evolução do cupê Exige, no entanto, não será vista nem pelos próprios ingleses. A Sport 240 é exclusiva do mercado australiano, e será apresentada oficialmente no Australian International Motor Show, em 11 de outubro, na cidade de Sydney.

Entrada de ar sobre o teto e aerofólio traseiro são elementos de destaque na traseira

A versão foi desenvolvida para comemorar as boas vendas na Lotus no país, onde devem, este ano, dobrar em relação a 2006. Uma das modificações foi o aumento de 10% na potência do motor central 1.8 de quatro cilindros, que chega a 240cv, obtido com novas válvulas (bicos) injetores e reprogramação da central eletrônica. Mas há outras inovações técnicas. O veículo é o primeiro de produção a ser equipado com controle de tração em que o nível de intervenção pode ser regulado pelo motorista. Uma tecnologia desenvolvida e utilizada pelos carros da F-1.

O câmbio manual de seis velocidades também foi modificado, principalmente para agüentar a elevação no torque, que passou de 22kgfm para 23,5kgfm. A aceleração de 0 a 100km/h é feita em 4,2 segundos, e a velocidade máxima, de cerca de 250km/h.

O interior também é exclusivo e conta com luxos não incluídos em outros modelos como ar-condicionado - que pesa apenas 15kg e com sistema de desligamento automático em aceleração - e nível de isolamento acústico maior. Os assentos são do tipo concha, revestidos em couro, com cintos de cinco pontos. Visualmente, o modelo se distingue pelos apliques em laranja com a logomarca da Lotus, além de costuras do banco e detalhes nas portas na mesma cor.

Inicialmente estarão à venda apenas seis (isso mesmo seis) unidades, todas com placa individualizada, registrando o número de série. O preço do veículo será de US$ 149,9 mil dólares australianos, cerca de R$ 245 mil.