Dos fabricantes europeus de esportivos, a Lotus é um dos mais ligados às pistas. Todos os bólidos produzidos pela marca britânica parecem estar aptos para correr em um circuito. Até mesmo o top de linha Evora, um cupê para duas ou quatro pessoas. O modelo acabou de ganhar uma versão feita para as categorias GT4 da Federação Internacional de Automobilismo ? FIA ?, apresentada hoje no Autosport International Racing Car Show, em Birmingham, Inglaterra, um evento que reúne carros de competição do mundo inteiro. O esportivo, equipado com motor central, passou por algumas modificações para se adequar às pistas. A começar pelo motor V6 de origem Toyota, que passou dos 3,5 litros para 4 litros. Com isso, a potência de 250 cv foi elevada para mais de 400 cv.
Além do aumento de capacidade cúbica, o propulsor também ganhou cárter seco, sem reservatório para o óleo, uma vez que em curvas muito velozes o motor com cárter úmido apresenta problemas de lubrificação. O câmbio, por sua vez, é um manual automatizado de seis marchas com trocas por aletas no volante. Os amortecedores são ajustáveis e os freios são ventilados nas quatro rodas feitos em alumínio. Para se adequar as regras, o carro recebeu um sistema de corte do sistema elétrico ? o que diminui o risco de incêndio em caso de batidas ?, extintor de incêndio e controle de tração.
A Lotus Motorsport, braço de competições do fabricante, pintou o carro na tradicional combinação de verde Epsom, um tom parecido com o verde britânico de corrida tradicional, cortado longitudinalmente por uma faixa na cor amerelo. O Evora também recebeu um pacote aerodinâmico desenvolvido pela tradicional Dallara, com partes em fibra de carbono, o que aumentou a refrigeração do conjunto mecânico e incrementou o ?downforce?, que prende o carro ao solo. Sem bancos traseiros, nem detalhes de acabamento ou conforto, o peso do Evora ficou em menos de 1.200 kg, cerca de 200 kg a menos do que o modelo de rua, com 1.350 kg na versão para dois passageiros. Tudo dentro da tradição da marca de Colin Chapman de ?performance através do baixo peso?.
O Evora Cup irá fazer a sua estréia em uma copa monomarca que será realizada em vários países da Europa e irá premiar com 100 mil euros o vencedor, o que equivale a R$ 288 mil. O lançamento oficial está marcado para o Salão de Genebra, em março próximo. E o preço pedido é de 120 mil libras esterlinas, o que dá uns R$ 345 mil.