UAI

Confira 5 desvantagens do diesel, que está em falta nas bombas

Carros a diesel - como SUVs, picapes e jipes - já foram muito valorizados, mas atualmente o cenário não é favorável para esses veículos

Publicidade
É preciso pesar os prós e os contras antes de comprar um carro a diesel
É preciso pesar os prós e os contras antes de comprar um carro a diesel Foto: É preciso pesar os prós e os contras antes de comprar um carro a diesel

Historicamente, os veículos a diesel - como picapes, SUVs e jipes - sempre foram valorizados no Brasil. Os fatores que explicam isso são diversos: baixo consumo (relativo); custo-benefício para quem "roda" muito; torque do motor; etc. Porém, de um tempo para cá, esse combustível coleciona desvantagens que o tornam um péssimo negócio para a maioria das pessoas.

O drama mais recente é a possível falta de diesel nas bombas em diversas regiões do país. De acordo com o Minaspetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Minas Gerais), o motivo do desabastecimento seria a defasagem do preço interno do combustível em comparação com o mercado internacional, motivado pelo fim da política de Preço de Paridade Internacional (PPI).

Mas, as desvantagens não param por aí...

Confira mais 4 motivos que tornaram os carros a diesel uma dor de cabeça

  • Aumento do teor de biodiesel

A partir de abril, houve um aumento no teor de biodiesel no diesel de 10% (B10) para 12% (B12). Essa medida já foi tomada no passado, tendo resultado em diversos casos de motores entupidos. A história tem tudo para se repetir.

  • Preço do diesel

Ainda que a não paridade internacional do preço do diesel tenha criado uma vantagem na ordem de 30% para o consumidor brasileiro, seu valor médio está longe de ser uma barbada. Hoje, conforme pesquisa do Vale Card, o preço médio do diesel no Brasil é de R$ 5,24 o litro (com a aplicação de uma desoneração por parte do governo federal).

Preço dos combustíveis, com destaque para o diesel.
Preços dos combustíveis (Ramon Lisboa/EM/D.A Press)

A título de comparação, o preço médio do litro da gasolina no Brasil é de R$ 5,69. Antes a diferença de preço entre esses dois combustíveis já foi bem mais vantajosa para o diesel. E isso acaba comprometendo umas das premissas desse combustível, de que é preciso rodar bastante para compensar o valor alto de aquisição. Com o valor alto, é preciso rodar muito mais.

Mais prejuízo no bolso

  • Desvalorização

Fontes do mercado de carros usados relatam que, com o crescimento dessas desvantagens, os carros a diesel perderam preço e liquidez. Lembrando que esses veículos a diesel são mais caros na hora de comprar. Porém, a não ser que o preço esteja baixo, está difícil repassar um carro a diesel.

  • Manutenção cara

Uma surpresa desagradável para quem compra um veículo a diesel usado, é o valor da manutenção. Não por acaso, já ficou comum vermos nas ruas esses veículos expelindo nuvens de fumaça, implorando por cuidados, o que pode não ser compatível com o bolso de quem pagou pouco pelo veículo.