Campinas, SP - Após renovar a sua gama de compactos nos anos de 2008 e 2009, a Volkswagen administra a sua linha e apresenta novidades pontuais na antecipação da linha 2011. Afora os mais notórios Gol Ecomotion e Seleção, a marca apresentou aperfeiçoamentos para os demais modelos e versões. O carro-chefe da marca, o Gol G5 ganhou as primeiras mudanças desde o seu lançamento.
A versão 1.0 passou a contar com rodas de 14 polegadas de série. Para se afastar do interior espartano das configurações básicas, em que tudo era opcional, o modelo agora conta com ilha em tecido e porta-objetos nas portas, além de carpete em novo material. Opcionalmente, o modelo 1 litro pode receber novas rodas de liga leve aro 14, função coming/leave home, que deixa os faróis acesos durante um tempo para iluminar o ambiente e sensor de estacionamento traseiro. O 1.6 passou pelas mesmas mudanças (tal como a Saveiro básica), mas as rodas de liga leve opcionais no hatch passam a ser aro 15.
Veja mais fotos dos Volkswagen Gol, Voyage e Parati!
A adição mais extensa de equipamentos foi reservada ao top Gol Power. O hatch conta agora com um novo friso lateral cromado - mais largo - e traz de série uma nova calota batizada em homenagem ao circuito de Magny Cours, de 15 polegadas, luzes de leitura traseira, rede para pequenos volumes no porta-malas e um providencial aviso de acendimento dos faróis. Com os mesmos retrovisores da Saveiro e do Fox, não haveria porque do novo Gol não contar com piscas, que agora fazem parte dos opcionais, junto com rodas de liga leve de 15 polegadas estilizada em forma de cruz de Malta com oito aros. O Voyage na versão top Comfortline possui agora gancho para sacolas no porta-malas, além dos piscas integrados aos retrovisores de série.
Gol G4 e Parati 2011
O debutante Gol agora só está disponível com motor 1.0 e traz de série para-choques na cor da carroceria, além de contar com a versão Trend, que apresenta rodas com novas calotas de 14 polegadas. A Parati Trend também ganhou novas calotas, aro 15, e a intermediária Titan investe em novos opcionais como novos rodas de liga leve e revestimento dos bancos em couro sintético. Na linha da perua, coube a aventureira Surf a maioria das novidades, como rodas de liga aro 15, manopla de câmbio estilo bola de golfe e novos grafismos nas laterais, repetidos nos bancos dianteiros.
Para animar o ambiente
Recém-lançado, o compacto altinho Fox 2011 apresenta apenas um friso lateral totalmente cromado na versão Prime. A linha também conta com três novas cores metálicas: cinza Spectrus (não disponível para o Gol G4 e Saveiro), prata Egito (com exceção da linha Gol) e azul Boreal (menos para o Voyage).
Para animar o ambiente, a linha 2011 também traz novos rádios originais com mais recursos tecnológicos, como está se tornando comum. Como no Chevrolet Classic, agora há opção do rádio Concept, sem mecanismo de CD, mas com entradas USB e para cartão SD e viva-voz Bluetooth, um aparelho não disponível nos mais sofisticados Polo e Golf.
O som CD Player ganhou recursos como interface para I-Pod, Bluetooth com recursos de agenda no painel, e leitor de SD Card. Esse rádio é de série no Polo e no Golf, sempre na versão Double Din, e opcional para os demais modelos na versão de bandeja única.
Leia mais sobre a linha 2011 da Volkswagen nos links abaixo:
Leia o teste do VW Gol Ecomotion.
Veja os aperfeiçoamentos dos sofisticados Polo e Golf.
Conheça o VW Gol Seleção.