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Linea 2010 ganha versão mais barata para vender mais

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Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Por R$ 53.990, versão LX é a principal novidade da linha 2010

Antes mesmo de completar um ano no mercado brasileiro, o Fiat Linea já está sendo "atualizado" com a chegada da linha 2010. A principal atração é a nova versão de entrada do modelo, chamada de LX. Para ficar com o preço sugerido de R$ 53.990, ela perdeu as rodas de liga leve de aro 15" (agora são de aço) e o sistema ABS de freios. Mesmo assim, ela continua bem equipada, com airbag duplo, ar-condicionado, direção hidráulica, CD player com MP3, volante em couro, chave canivete com telecomando, computador de bordo e banco traseiro bi-partido com apóia braço central. O motor é o 1.9 flex, que pode ser abastecido com gasolina, álcool, ou com a combinação dos dois combustíveis.

O blog De 0 a 100 já havia antecipado todas as novidades no último sábado.

As versões 1.9 16V e 1.9 16V Dualogic (2009) passam a ser denominadas por HLX 1.9 16V e HLX 1.9 16V Dualogic na linha 2010, mantendo os mesmos equipamentos de série (veja abaixo). Já a Absolute ganha dois novos opcionais: roda em liga leve 17" com desenho esportivo e som Hi-Fi com subwoofer. A versão T-Jet passa a vir equipada de série com spoiler na tampa traseira. Veja abaixo as outras novidades:

. As versões com câmbio Dualogic oferecem agora de série o quadro de instrumentos com display Dot Matrix, que sempre foi de série no Linea T-Jet;

. As versões Absolute e T-Jet que possuem acabamento interno na opção bege passam a ter agora carpete do piso do veículo também na cor bege;

. Todas as versões recebem na linha 2010 um tapete de borracha para o porta-objetos acima dos difusores de ar central.

Veja fotos do Linea Absolute!
Veja fotos do Linea T-Jet!

Equipamentos
Com preço sugerido de R$ 56.550, o Linea HLX vem equipado com volante revestido em couro com comandos do rádio, freios a disco nas quatro rodas com ABS, airbag duplo, rodas de liga leve de 15", banco traseiro bipartido, volante com regulagem de altura e profundidade, rádio CD Player integrado ao painel com RDS e leitor de MP3, entre outros equipamentos. Entre os opcionais, destaque com destaque para Kit High Tech (sensor de chuva, sensor crepuscular e retrovisor interno eletrocrômico), ar-condicionado digital, kit parafuso antifurto das rodas (um por roda), side bags dianteiros + window bags (inclui apoios de cabeça dianteiros com sistema anti-whiplash), sensor de estacionamento, siglas "Essence" nas colunas laterais traseiras, piloto automático e o câmbio manual automatizado Dualogic.

A versão topo de linha (mas não esportiva) continua sendo a Absolute, que tem preço sugerido de R$ 64.850, já equipada com todos os itens da HLX, mais câmbio Dualogic, ar-condicionado automático digital, bancos revestidos parcialmente em couro, sistema Blue&Me, cortina pára-sol no vidro traseiro e rodas em liga leve 6.5 x 16 + pneus 205/55 R16 (inclusive o estepe).

A versão T-Jet tem praticamente os mesmos equipamentos de série e opcionais da Absolute, mas com algumas diferenças: além do novo spoiler, o T-Jet tem câmbio manual, rodas em liga leve 6.5 x 17 + pneus 205/50 R17 (inclusive o estepe) com acabamento esportivo e bancos revestidos em microfibra + tear (revestimento parcial em couro é opcional). Todas as versões têm três anos de garantia.

Leia o teste do Linea Absolute
Leia o teste do Linea T-Jet

Debaixo do capô
O motor 1.9 16V flex continua com os mesmo 130 cv de potência e 18,1 kgfm de torque com gasolina e 132 cv e 18,6 kgfm com álcool na versão Absolute. Já a HLX tem a mesma potência, mas com menos torque: 18 kgfm (G) e 18,6 kgfm (A). A nova versão LX tem 127 cv com álcool e gasolina e o mesmo valor de torque do sedã HLX. Todos os números de torque e potência são alcançados com a mesma rotação do motor: 4.500 rpm e 5.750 rpm, respectivamente.

A versão de entrada teve a potência reduzida para atingir um público mais específico. Em veículos com até 127 cv de potência, os s portadores de necessidades especiais tem isenção do ICMS. Mas vale lembrar que "o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é instituído de acordo com cada Estado. Quando destinado ao uso exclusivo do portador de deficiência física, impossibilitado de utilizar veículo comum, é aplicado em veículos nacionais ou importados, com até 127 cv, nos termos estabelecidos na legislação estadual", segundo o site da Fiat.

Já o Linea T-Jet continua equipado com motor 1.4 16V turbo a gasolina, que desenvolve 152 cv de potência e 21,1 kgfm de torque.

Confira a gama e os novos preços do Linea 2010

Modelo Preço (R$)
Linea LX 1.9 16V 53.990
Linea LX 1.9 16V Dualogic 56.800
Linea HLX 1.9 16V 56.550
Linea HLX 1.9 16V Dualogic 59.350
Linea Absolute (Dualogic) 64.850
Linea T-Jet (Turbo) 68.850

Com as novidades da linha 2010, a Fiat espera, finalmente, vender mais de 1.000 unidade do modelo por mês, o que nunca aconteceu, desde o seu lançamento, em setembro de 2008. O mês com a maior vendagem do sedã foi em março de 2009, com 954 unidades, bem distante dos melhores desempenhos de Civic (5.124) e Corolla (5.094) no mesmo ano.

Veja abaixo o ranking de emplacamentos de 2009, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave):

Modelo (2009) Jan Fev Mar Abr Total
1. Honda Civic 5.124 3.437 4.866 4.199 17.626
2. Toyota Corolla 2.330 3.374 5.094 4.201 14.999
3. Chevrolet Vectra 1.583 613 1.936 1.986 6.118
4. Citroën C4 Pallas 1.242 873 1.219 750 4.084
5. Fiat Linea 921 713 954 887 3.475
6. Nissan Sentra 944 958 977 509 3.388
7. Ford Focus Sesan 810 769 569 1.013 3.161
8. Volkswagen Bora 1.746 386 372 238 2.742
9. Peugeot 307 Sedan 392 326 1.011 358 2.087
10. Renault Mégane 502 302 285 285 1.374

Você acha que o Linea 2010 será páreo para Civic e Corolla?