Um mecanismo de airbag instalado no teto do veículo. Essa é uma novidade que a TRW, dos maiores fabricantes mundiais de equipamentos de segurança, anuncia para um futuro próximo. Diferente do que o nome “airbag de teto” pode sugerir, não se trata de uma bolsa inflável para proteger os ocupantes em caso de capotamento. O que o fabricante propõe é deslocar todos os componentes do sistema, bolsa e o elemento que gera o gás necessário para inflá-la, do painel de instrumentos para a parte superior do veículo.
Com isso, defende a TRW, além de proteger os ocupantes num eventual acidente (como no sistema tradicional), a nova configuração proporciona mais liberdade na concepção de um novo painel de instrumentos. Para a marca, isso significa um melhor aproveitamento do painel, além de ampliar a funcionalidade e ergonomia de um dos componentes mais importantes do veículo, que fica aos olhos do motorista por todo o tempo.
De acordo com Dirk Schultz, diretor de engenharia da TRW, o airbag no teto proporciona mais flexibilidade no design interno do veículo. Segundo o fabricante, o airbag posicionado no teto é mais versátil e pode trazer economia na montagem do painel do veículo ao dispensar a alocação de bolsas infláveis e as portas necessárias para seu disparo. Outras vantagens são o funcionamento compatível com diferentes arquiteturas de veículos; e a facilidade de acionamento da buzina, que é difícil em muitos modelos equipados com airbag.
Ainda segundo o informe divulgado pela empresa, o novo produto já vem sendo testado há alguns anos, sendo que os dois últimos foram feitos em parceria com um dos maiores fabricantes de veículos da Europa (não divulgada), resultando num contrato de produção. O possível uso do novo recurso como uma alternativa para veículos com projeto obsoleto, que não comportam o uso do sistema tradicional, não foi comentado pela TRW, que não prestou nenhuma informação adicional.
Dicas
O airbag deve ser usado sempre em conjunto com
o cinto de segurança
O sistema de segurança não tem data de validade, mas
os fabricantes de veículos recomendam uma revisão no sistema a cada 10 ou 15 anos
Se houver alguma anomalia no sistema, a luz do airbag
acende no painel
Não carregue objetos entre seu corpo e a bolsa inflável
Não apoie os pés sobre o painel
2014
A Resolução 311 do Contran estabelece que até 2014, progressivamente os automóveis nacionais e importados vendidos no Brasil devem vir com airbag de fábrica para motorista e passageiro do banco dianteiro, de acordo com a seguinte escala:
2011 15%
2012 30%
2013 60%
2014 100%
REGULANDO
Para a efetividade do airbag, em caso de um acidente, o ideal é que o corpo atinja a bolsa no momento que já está cheia, começando a desinflar. Atingir a bolsa quando está inflando pode ser perigoso. Por isso é necessário estar bem posicionado:
Ao ajustar o banco, o tórax motorista deve ficar no mínimo a 25cm do volante e o passageiro a 40cm do
painel
Se motorista ou passageiro usarem óculos, essa
distância deve ser aumentada para 35cm e 45cm respectivamente
As mãos precisam estar segurando o volante na
posição 9h15
Não esqueça de regular os apoios de cabeça
Fonte: TRW