A origem do LFA vem de 2005, quando foi mostrado como conceito no Salão de Detroit. Três anos depois, uma versão conversível foi exibida também na mostra norte-americana. Em 2008 e neste ano, a Lexus desenvolveu duas versões para participar da prova 24 horas de Nurbugring, na Alemanha. Depois de todo esse período, a versão definitiva está em exibição no Salão de Tóquio, aberto ao público até 5 de novembro.
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Serão produzidas 500 unidades, todas numeradas, e que começarão a ser comercializadas em dezembro de 2010. A pré-venda já começou e o preço é de 380 mil euros, ou quase R$ 1 milhão, sem contar os impostos. O design não mudou muito em relação ao típico japonês que voava na pista alemã e o motor, uma verdadeira usina de força (um V10 4.8, que rende 567cv a 8700rpm e tem um torque de 48,9kgfm a 6.800rpm), possibilita que o carro chegue a velocidade de 325km/h e acelere até 100km/h em 3,7 segundos. Para parar tudo isso, os freios são de carbono-cerâmica e o câmbio automatizado, de trocas sequenciais, de seis velocidades.
Leve
Outro fator que ajuda no bom desempenho é o uso de materiais leves, como a fibra de carbono, ligas de alumínio e de magnésio. Por isso, ele pesa 1480kg a despeito das medidas portentosas de 1,8m de largura x 1,2m de altura x 2,6m de distância entre-eixos.
O motorista se posiciona próximo ao centro de gravidade do veículo, para conseguir o máximo do equilíbrio em uma direção esportiva. O desenho do veículo é destacado pelas várias entradas de ar e pelos recortes aerodinâmicos. Já no interior, os dois lugares são revestidos por um acabamento que ressalta o aspecto esportivo e dá um tom futurista para o modelo, sem exageros.