O Latin NCAP, programa que avalia o nível de segurança dos carros comercializados na América Latina e no Caribe, acaba de colocar em vigor um novo protocolo de avaliação. Segundo o programa, a atualização nas regras estão mais rígidas. Uma das novidades é o "Teste do Alce", que descontará pontos significativos dos veículos caso não alcancem um desempenho satisfatório.
Chamado em inglês de "Moose Test", o exame foi criado na Suécia - país onde há grande presença de alces - e mede a capacidade do veículo de realizar uma manobra de mudança de faixa repentina, com velocidade entre 30 e 70 km/h, seguida do retorno à faixa inicial.
O teste que passa a ser adotado pelo Latin NCAP não é novidade na indústria de automóveis: ele foi popularizado mundialmente a partir dos anos 2000, com resultados ruins de modelos como a Toyota Hilux e o Mercedes-Benz Classe A. Ambos os carros apresentaram um alto risco de capotamento, o que levou a serem modificados.
O Teste do Alce já era utilizado pelo Latin NCAP desde 2019, mas apenas como base informativa. Agora, será agregado à bateria de exames que todos os carros avaliados pelo programa são submetidos.
Como funciona o Teste do Alce no Latin NCAP
Segundo o Latin NCAP, as provas são realizadas com desvios bruscos de rota em velocidades graduais, de forma que a suspensão é levada ao limite com a transferência de peso de um lado para o outro. O funcionamento do controle de estabilidade é integralmente colocado à prova.
O Latin NCAP explica que, no Teste do Alce, os veículos avaliados a três velocidades diferentes: 60, 65 e 70 km/h. O carro que falhar na primeira velocidade perde 5 dos 15 pontos correspondentes ao controle de estabilidade, e assim sucessivamente. Se o veículo realizar a prova a 70 km/h sem falhas, ele consegue a pontuação total.
Os padrões serão os mesmos utilizados na Suécia e Alemanha. Confira alguns dos aspectos avaliados no Teste do Alce:
- rolagem da carroceria;
- capotamento;
- perda de controle;
- contato do pneu com a pista;
- choque contra os cones.
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