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Latin NCAP coloca em vigor o "Teste do Alce"; você conhece essa manobra?

Alguns modelos famosos já deram vexame ao serem submetidos a essa manobra, e engenheiros tiveram que voltar à prancheta

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O Teste do Alce já reprovou picapes como a Hilux e promete ser mais um desafio para as montadoras latino-americanas
O Teste do Alce já reprovou picapes como a Hilux e promete ser mais um desafio para as montadoras latino-americanas Foto: O Teste do Alce já reprovou picapes como a Hilux e promete ser mais um desafio para as montadoras latino-americanas

O Latin NCAP, programa que avalia o nível de segurança dos carros comercializados na América Latina e no Caribe, acaba de colocar em vigor um novo protocolo de avaliação. Segundo o programa, a atualização nas regras estão mais rígidas. Uma das novidades é o "Teste do Alce", que descontará pontos significativos dos veículos caso não alcancem um desempenho satisfatório.

Chamado em inglês de "Moose Test", o exame foi criado na Suécia - país onde há grande presença de alces - e mede a capacidade do veículo de realizar uma manobra de mudança de faixa repentina, com velocidade entre 30 e 70 km/h, seguida do retorno à faixa inicial.

O teste que passa a ser adotado pelo Latin NCAP não é novidade na indústria de automóveis: ele foi popularizado mundialmente a partir dos anos 2000, com resultados ruins de modelos como a Toyota Hilux e o Mercedes-Benz Classe A. Ambos os carros apresentaram um alto risco de capotamento, o que levou a serem modificados.

O Teste do Alce já era utilizado pelo Latin NCAP desde 2019, mas apenas como base informativa. Agora, será agregado à bateria de exames que todos os carros avaliados pelo programa são submetidos.

Carro elétrico JAC E-JS1 em teste no Latin NCAP
Latin NCAP avalia veículos vendidos e produzidos na América Latina e Caribe

Como funciona o Teste do Alce no Latin NCAP

Segundo o Latin NCAP, as provas são realizadas com desvios bruscos de rota em velocidades graduais, de forma que a suspensão é levada ao limite com a transferência de peso de um lado para o outro. O funcionamento do controle de estabilidade é integralmente colocado à prova.

O Latin NCAP explica que, no Teste do Alce, os veículos avaliados a três velocidades diferentes: 60, 65 e 70 km/h. O carro que falhar na primeira velocidade perde 5 dos 15 pontos correspondentes ao controle de estabilidade, e assim sucessivamente. Se o veículo realizar a prova a 70 km/h sem falhas, ele consegue a pontuação total.

Os padrões serão os mesmos utilizados na Suécia e Alemanha. Confira alguns dos aspectos avaliados no Teste do Alce:

  • rolagem da carroceria;
  • capotamento;
  • perda de controle;
  • contato do pneu com a pista;
  • choque contra os cones.


https://www.dailymotion.com/video/x8gnk77

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