A Latam, empresa que nascerá da fusão da brasileira TAM com a chilena LAN, avalia a possibilidade de adquirir o A380, da Airbus, o maior avião comercial já produzido, e que está em operação desde o final de 2007. "Eles estão analisando detalhadamente", afirmou Rafael Alonso, vice-presidente executivo da Airbus na América Latina, durante entrevista coletiva no Aeroporto Internacional de Guarulhos.
A expectativa da Airbus é vender 41 unidades do A380 na região até 2030, mas até agora nenhum negócio foi fechado. Hoje, existem 71 unidades do A380 em operação e 253 encomendas firmes de 19 clientes.
Das sete empresas que já operam a aeronave, nenhuma a utiliza em rotas que passem por cidades brasileiras. A Emirates foi a única que já solicitou à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) autorização para pousar o A380 no Brasil. A autorização já foi concedida.
Segundo a Airbus, as companhias que já operam a aeronave têm obtido, em média, uma taxa de ocupação entre 80% e 85% nos seus voos. Além da Emirates, já utilizam o A380 as companhias Lufthansa, Korean Air, China Southern, Qatar Airways, Air France e Singapore Airlines.
Demonstração no Brasil
A Airbus trouxe o A380 ao Brasil em uma visita que antecede uma feira de aviação em Santiago, a FIDAE Air Show, que acontece entre os dias 26 e 29 de março. Segundo o site CNF ao vivo, o gigante também fez um toque e arremetida no aeroporto de Viracopos em Campinas (SP), uma das alternativas de pouso para o modelo no Brasil (clique aqui para ler a cobertura do A380 no Brasil). O avião ainda passará pelo aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro antes de seguir para a capital chilena.