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Land Rover preserva linhas clássicas no novo Range Rover

A quarta geração do luxuoso utilitário-esportivo da Land Rover chega com novo design, carroceria em alumínio, opções de motores V8 a diesel e a gasolina e muita tecnologia

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As linhas horizontais do painel formam um interessante contraste com o amplo console central


DE MARRAKECH, MARROCOS* - “Não o mudem, apenas melhorem-no”. Esse foi o resultado da pesquisa que a Land Rover fez com proprietários de Range Rover antes de iniciar o desenvolvimento da nova geração do seu modelo topo de linha, que foi apresentada este ano no Salão do Automóvel de Paris, em setembro, e logo em seguida no Salão de São Paulo, em outubro. Dentro dessa filosofia de trabalho, o modelo passou por uma reestilização e perdeu muito peso (cerca de 420 quilos) com a nova carroceria feita totalmente de alumínio, mas preservou as linhas que o consagraram ao longo dos últimos 40 anos. A evolução tecnológica também acompanhou o ritmo do utilitário-esportivo de luxo, que mostrou muita disposição para encarar trechos de areia, pedra, lama, subidas muito íngremes e travessia de riachos e trechos alagados no exótico Marrocos.

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VISUAL


Na opinião de Gerry McGovern, diretor de design da Land Rover, “a atualização de estilo do Range Rover exigiu muito cuidado, pois tínhamos que preservar a sua essência, já que seu design já se tornou um ícone”. Nesse sentido, o resultado parece bom, pois basta olhar rapidamente para o modelo para reconhecê-lo como tal, desde a traseira alta e truncada até a linha de cintura mais reta, passando pela coluna A (dianteira) mais recuada. Na frente, destaque para os faróis com novo desenho (círculos entrelaçados) e luzes de LED e a grade em forma de grelha, inspirada nas de outros modelos da marca. De perfil, chamam a atenção os “respiros” dos para-lamas dianteiros, que agora ficam na porta e são apenas elementos de estilo; as colunas pintadas de preto e as novas rodas, que podem ser de 19 a 22 polegadas, dependendo da versão. Na traseira, saltam aos olhos o desenho moderno das lanternas com luzes de LED e elementos quadrados. A aerodinâmica também melhorou e o coeficiente de arrasto (Cx) caiu para 0,34.

As linhas horizontais do painel formam um interessante contraste com o amplo console central



POR DENTRO

O habitáculo do novo Range Rover ficou ainda mais sofisticado. O acabamento interno, que é feito de forma artesanal em boa parte, mistura couros, madeiras e metais de alta qualidade, presentes nos bancos, painel, volante, console e painéis de porta, variando de versão para versão. As linhas horizontais do painel formam um interessante contraste com o amplo console central. Para manter o motorista mais calmo e com o controle de tudo, a Land Rover diminuiu em 50% os botões do painel. Outra novidade é a iluminação ambiente com luzes de LED, que pode ser configurada (opcionalmente) para variar de cor conforme o desejo do motorista.

CONFORTO

O espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro aumentou em 11,8cm e o proprietário pode optar pelo Executive Class, que tem dois assentos individuais totalmente ajustáveis. As outras mordomias incluem acesso sem chave, compartimentos refrigerados, áudio de alta qualidade, tela central de alta resolução (de oito polegadas) do tipo touch screen, volante multifunção, para-brisas e vidros laterais com melhor isolamento acústico (menos ruído no habitáculo), comando de voz para várias funções (telefone, rádio etc.), assistente de estacionamento (ajuda em vagas apertadas) e sistema de câmera para marcha a ré. O pacote de segurança é completo, englobando desde detector de veículos em pontos cegos até sistema de controle de velocidade adaptativo.



AVENTUREIRO

Para manter e melhorar a característica valentia que sempre demonstrou no fora de estrada, o Range Rover tem sistema Terrain Response 2, que possibilita configurar o veículo para enfrentar vários tipos de piso (lama, areia, pedra etc.) e pode “analisar” as condições do terreno, adaptando automaticamente motor, câmbio, tração e suspensão para aquela situação; controle de descida de ladeira, controle de inclinação ativa e auxílio para início em ladeira, novo sistema de suspensão (com cursos mais longos), maior capacidade de submersão (agora é de 900mm), além dos controles de tração e estabilidade e da tração integral inteligente. No Brasil, terá duas opções de motor V8 (5.0 supercharged a gasolina, de 510cv; ou 4.4 a diesel, de 339cv), ambas acopladas a um câmbio automático de oito velocidades. Os dois conjuntos são eficientes e não deixam o jipão sem fôlego.



NO BRASIL

O novo Range Rover começa a ser vendido no mercado brasileiro em janeiro. A marca ainda não divulgou os preços, que devem ficar um pouco acima da faixa do atual modelo, que varia de R$ 426 mil a R$ 499 mil.

(*) O jornalista viajou a convite da Jaguar Land Rover.


 



Na traseira, destacam-se as lanternas com desenho moderno, luzes de LED e elementos quadrados