A bola de cristal nunca esteve tão límpida. O aquecimento do mercado nacional levou fabricantes a incrementarem investimentos, antecipando também os lançamentos oriundos dessa injeção de grana. O ano de 2012 marcará a renovação de alguns segmentos e fabricantes, que já apresentarão suas coleções 2012/2013 logo nos primeiros dias do ano. Entre as novidades, algumas poderiam até ter sido lançadas em 2011. É o caso do Fiat Siena, que não acompanhou o hatch Palio, mas chega logo no início do ano. O Honda Civic só começa a ser vendido a partir deste mês.
Tem marca que cruza o ano fazendo votos de renovação. É claro que estamos falando da GM, que intensifica seus planos de espanar a poeira da gama. E cura a ressaca produzindo a nova geração da picape S10, que entra na linha de produção terça-feira. A Blazer acompanhará a reformulação, mas só chega em novembro. Antes virá o Cruze hatch, produzido em São Paulo, enquanto o compacto Sonic desembarca em abril como importado da Coreia do Sul (depois será nacionalizado), tanto na carroceria hatchback quanto sedã. O monovolume do projeto PM7 (para cinco e sete lugares), criado para substituir o Meriva e o Zafira, chega em junho. Agosto desponta o Cobalt 1.8 automático. Mas o principal virá em outubro, com a apresentação do primeiro fruto do projeto Ônix, que estreia na carroceria hatch.
ECOSPORT A Ford é outra que começa 2012 com o pé direito: a marca apresenta quarta-feira a segunda geração do EcoSport, que ganha linhas angulosas inspiradas no crossover Kuga. Não enfrenta só o recém-lançado Duster, como vai segurar a barra contra o futuro mini-Captiva da Chevrolet, que será lançado no Salão de Detroit. A Ford não demora a lançar a Ranger, prevista para o segundo trimestre, a tempo de enfrentar a S10. A briga entre as duas ganha reforço da Ford com o utilitário-esportivo da Ranger, nos moldes do Blazer. O Focus de terceira geração é outro que chega este ano.
A seara dos compactos, a mais importante do mercado, tem sua temporada de estreias prevista para a segunda metade de 2012. Primeiro a Toyota lança o Etios hatch e sedã. Em novembro a Hyundai inicia a produção do compacto HB, que deve começar a ser vendido em 2013. O Citroën C3 vai estrear antes, ficando a cargo do Peugeot 308 a tarefa de esquentar a agenda da PSA em março. Em meio a tantas confirmações, alguns modelos ficam ainda encobertos, como acontece com o novo compacto da Renault, que ficará abaixo do Clio e já teve lançamento confirmado recentemente pela marca.
Além do Cruze hatch e Focus, o segmento dos hatches médios vai ter outros lançamentos de peso. A começar pelo Peugeot 308, que virá no primeiro trimestre da Argentina. O novo Hyundai i30 já é vendido no exterior, mas só estreará no segundo semestre. A segunda geração do Tiida é outra aposta do nicho. A Nissan tem na manga o novo Sentra, que ainda vai ser revelado.
BOTOX Sabe aquele costume de virar o ano de roupa nova? Alguns modelos não vão mudar por completo, mas vão apresentar novo visual ao longo do primeiro semestre. Logo nos três primeiros meses chegam o Volkswagen Gol e Voyage. A Fiat dá aquele tapa na Strada também na mesma época, aproveitando para reestilizar outro herdeiro da primeira geração do Palio, o Siena EL. O Punto Evo, tão esperado, chega em seguida, no segundo trimestre. A Honda será mais discreta e aplicará um facelift no Fit e City. À espera da segunda geração, o Citroën C4 pode ser alvo apenas de reestilização, a mesma feita em 2008 na Europa.
Novas versões e motores completam a agenda. Previsto para depois de março, o Fiat Uno Adventure chega com motor 1.6 16V E.torQ. O Renault Fluence quer deixar o jeito comportado de lado em versão 2.0 turbo, na medida para concorrer com o 408 1.6 THP de 165cv.
(*) Colaborou Marlos Ney Vidal