De Florianópolis (SC) - Corrigindo um erro estratégico do passado - o de ter retirado de linha o modelo três volumes do compacto mais vendido do mercado -, a Volkswagen aproveitou o desenvolvimento da nova geração do Gol para criar também o modelo sedã. O projeto foi desenvolvido de forma simultânea com a do hatch, lançado em julho deste ano. O novo Voyage foi apresentado à imprensa esta semana, em Florianópolis (SC), e as vendas começam na próxima semana. Mas o modelo não terá facilidades no mercado, pois a disputa no segmento dos sedãs compactos no Brasil é bastante acirrada, com concorrentes como Fiat Siena, Ford Fiesta Sedan, Chevrolet Corsa, Renault Clio Sedan, Peugeot 207 Passion (que chega em outubro), entre outros.
Linhas
Como acontece com a maioria dos modelos derivados de hatch, a frente do Voyage é a mesma do Gol, que parece uma mistura de Chevrolet Celta (modelo anterior) com VW Fox, sem muita personalidade. Mas os designers capricharam mais no modelo sedã, que ganhou linhas bem mais harmônicas, do meio para trás. O perfil transmite a sensação de equilíbrio e sobriedade, com uma "caída" mais suave da linha do teto. A traseira, que é a grande novidade, também manteve a identidade com a do novo Gol. As lanternas, por exemplo, têm desenho retangular e protuberante. A tampa do porta-malas tem formato em V, com o símbolo da marca estampado no centro.
Veja como foi o videochat sobre o novo Voyage! Veja fotos do Voyage!
Por dentro
O Voyage tem o mesmo interior que o Gol, só que com um apelo mais sóbrio. O painel das versões 1.0 e 1.6 tem moldura central na cor cinza "Edelstahl", palavra que significa aço inoxidável em alemão. A mesma cor é aplicada nas maçanetas internas das portas, aros das saídas de ar e da coifa, botões de comando da ventilação e moldura dos instrumentos. Nessas versões, os bancos são em tear crepe, na cor Antracite/Fendy, com detalhes em tear Jacquard Satisfaction no assento e no encosto. Na Trend, os detalhes de acabamento interno (maçanetas, aros etc.) são em cromo acetinado e o painel com fundo preto. Na mais sofisticada, a Comfortline, a ilha de painel central é cinza, os detalhes são em cromo acetinado e os bancos têm costura decorativa e faixa central em tear na cor Antracite/Fendy.
Espaço
Como a distância entre os eixos permanece a mesma, o espaço interno do Voyage é o mesmo do Gol. Segundo o gerente-executivo de planejamento de marketing da Volkswagen, Fabrício Biondo, nas quatro clínicas realizadas com os consumidores, as características mais elogiadas por homens e mulheres foram a beleza, o ótimo acabamento, a posição de dirigir e o conforto.
Bagagem
Embora não seja o maior do segmento, o porta-malas tem boa capacidade (de 480 litros); bom acesso; iluminação; forração (é todo acarpetado e vem com grades para alto-falantes integradas, o que elimina a necessidade de furação); rede em tecido para pequenos objetos (opcional) e sistema elétrico de destravamento, com abertura automática da tampa, com acionamento por controle remoto na chave ou por comando no painel. Outro ponto positivo é o rebatimento em 1/3 e 2/3 do banco traseiro (opcional para todas as versões), que aumenta de forma significativa a capacidade de carga.
Mecânica
Os motores são os mesmos do modelo hatch: 1.0, de 72 cv (gasolina) e 76 cv (álcool); ou 1.6, de 101 cv (gasolina) ou 104 cv (álcool). Destaque para o 1.0, que tem o maior torque da categoria (10,6 kgfm com álcool ou 9,7 kgfm com gasolina). O câmbio também é igual. A suspensão dianteira também não mudou, mas, para suportar mais peso, o conjunto traseiro recebeu reforço e também válvula reguladora de pressão nos freios traseiros, que ajusta a frenagem conforme o peso da carga.
TRAPALHADA
Uma das maiores mancadas da Volkswagen do Brasil foi em 1995, ao descontinuar a fabricação do Voyage. Ao decretar a morte da versão sedã do Gol, a fábrica estava atirando contra o próprio pé ao deixar de concorrer num dos mais disputados segmentos do mercado nacional.
Só para ter uma idéia, a General Motors tem hoje três representantes da categoria do sedã compacto: o velho Corsa (chamado de Classic), o Prisma e o novo Corsa. Ford e Fiat brigam também no segmento com o Siena e o Fiesta. E mais Clio Sedan e Peugeot 206 chegando.
Não há dúvida de que foi uma das trapalhadas que contribuíram para que a Volkswagen perdesse a liderança de mercado para a Fiat.
A Volkswagen esperou chegar o novíssimo Gol para voltar com o Voyage. Mas caprichou: o carro é bonito, muito bem acabado, tem um excelente porta-malas e só ganhou 36 kg de peso em relação ao hatch. Além disso, seu motor 1.0 pode ser fraco, mas é o de maior torque e dá um desempenho razoável ao carro, até porque o novo Voyage é o mais leve entre os sedãs compactos.
Em termos de praticidade e conforto, a engenharia da VW chegou ao requinte de desenvolver uma tampa de porta-malas que se abre ao comando do controle remoto na chave (opcional) ou com tecla no painel. Coisa que muito sedã de luxo não tem...
Versão | Motor | Potência (cv) | Preço (R$) |
1.0 | 1.0 | 72(g)/76(a) | 30.990 |
1.6 | 1.6 | 101(g)/104(a) | 35.180 |
1.6 Trend | 1.6 | 101(g)/104(a) | 37.600 |
1.6 Comfortline | 1.6 | 101(g)/104(a) | 39.430 |
Mala nova na praça
Novo Voyage tem duas opções de motor e quatro de acabamento, com preços que variam de R$ 30.990, a versão de entrada, a R$ 39.430, a topo de linha, sem os opcionais
O sedã da Volkswagen retorna em grande estilo, em quatro versões de acabamento, todas na carroceria de quatro portas: Voyage 1.0, Voyage 1.6, Voyage 1.6 Trend e Voyage 1.6 Comfortline. Ao contrário da geração anterior, o modelo tem uma lista mais completa de opcionais, incluindo itens de segurança, estilo, conforto e tecnologia. Em todas as versões, o consumidor pode optar por freios ABS, airbags frontais, ar-condicionado, rádio/CD Player com Bluetooth e entrada USB, sistema I-System e banco traseiro rebatível, entre outros itens. Isso é interessante, já que mesmo o consumidor da versão básica pode equipar seu carro com itens importantes para a segurança, como freios antibloqueio e bolsas infláveis para os ocupantes dos bancos dianteiros.
Todas as versões saem de fábrica com banco do motorista e cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura; controle interno dos retrovisores; hodômetro e relógio digital; console; pára-sóis com espelhos; porta-luvas com tampa; farol com duplo refletor; rodas aro 14; vidros verdes, desembaçador do vidro traseiro; porta-malas com abertura elétrica, iluminação e revestimento integral. Falha grave: o banco traseiro tem apenas dois apoios de cabeça. Quem senta no meio não tem cinto de três pontos e nem encosto de cabeça, nem como opcionais.
Imobilizador
Outra novidade do Voyage é o imobilizador de motor Immo 4, que é o mais moderno do Grupo Volkswagen. Também como proteção, o carro tem fechadura das portas com cilindro da chave que gira em falso, se forçado pelo lado de fora, sem quebrar o mecanismo. Além desse itens, a versão Trend vem de série com direção hidráulica; conta-giros (tacômetro); chave do tipo canivete; e portas revestidas em tecido. A Comfortline adiciona vidros e travas com comando elétrico; antena de teto, amplificador de sinal e seis alto-falantes; coluna de direção com regulagem de altura e distância; faróis de neblina; pneus e rodas aro 15; brake light (terceira luz de freio); rede porta-objetos no porta-malas; aerofólio traseiro; e detalhes exclusivos de acabamento.
FICHA TÉCNICA
Motor - 1.0 - 999cm³ de cilindrada, que desenvolve potências máximas de 72cv (gasolina) e 76cv (álcool) a 5.250rpm e torques máximos de 9,7kgfm (gasolina) e 10,6kgfm (álcool) - 1.6 - quatro cilindros em linha, 1.598cm³ de cilindrada, que desenvolve potências máximas de 101cv (gasolina) e 104cv (álcool) a 5.250rpm e torques máximos de 15,4kgfm (gasolina) e 15,6kgfm (álcool).
Transmissão - Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas.
Suspensão/rodas/pneus - Dianteira, independente, tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira, interdependente, com braços longitudinais / 6 x 14 polegadas, em aço (1.0, 1.6 e 1.6 Trend); 6 x 15 polegadas, em aço (1.6 Comfortline); e 6 x 15 polegadas, em liga leve (opcional) / 175/70 R14 (1.0, 1.6 e 1.6 Trend) e 195/55 R15 (de série para 1.6 Comfortline e opcional para 1.6 e 1.6 Trend).
Direção - Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica (opcional para 1.0).
Freios - Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, com ABS (opcional).
Capacidades - Tanque de combustível, 55 litros; e porta-malas, 480 litros.
Peso - 970 quilos (1.0); e 989 quilos (1.6).
Dimensões - Comprimento, 4,23m; largura, 1,65m; altura, 1,46m; e entre-eixos, 246m.
Velocidade máxima - 1.0 - 166 km/h (gasolina) e 168 km/h (álcool); e
1.6 - 191 km/h (gasolina) e 193 km/h (álcool).
Aceleração de 0 a 100 km/h - 1.0 - 13,8s (gasolina) e 13,3s (álcool); e 1.6 - 10,1s (gasolina) e 9,8s (álcool).
Consumo - 1.0 - Cidade, 14,1km/l (g) e 9,6km/l (a); e estrada, 18,6km/l (g) e 12,6km/l (a); e 1.6 - Cidade, 13,1km/l (g) e 8,8km/l (a); e estrada, 18,5km/l (g) e 12,4km/l (a).
Preços: Voyage 1.0, R$ 30.990; Voyage 1.6, R$ 35.180; Voyage 1.6 Trend, R$ 37.600; e Voyage 1.6 Comfortline, R$ 39.430.
*Jornalista viajou a convite da Volkswagen