UAI

Lançamento - Novo Uno nas ruas

Flagrado tantas vezes pelo caderno de Veículos, com e sem disfarces, o compacto da Fiat é o carro mais esperado do ano e será vendido em duas versões de acabamento e motorização; leia mais sobre o modelo nos links ao final da matéria

Publicidade
Foto:

A Fiat espera repetir com o novo Uno o sucesso do modelo atual, que foi rebatizado de Mille e não sairá de linha. A personalização é um dos apelos de marketing do modelo, que terá muitos opcionais e acessórios (vendidos na rede) a gosto de cada um. Modelo será equipado com motores Fire 1.0 e 1.4, que passam a ter a denominação Evo, que significa evolução em consumo e emissões de poluentes. A Fiat espera manter com o nova geração as qualidades que fizeram do Uno um sucesso: confiabilidade, robustez e economia.

Quadrado revolucionário


Novo Uno terá 14 opções de cores e os principais equipamentos de segurança são opcionais. A garantia é de um ano sem limite de quilometragem e as vendas começam no fim da semana

As linhas quadradas deram lugar ao que o fabricante chama de quadrado arredondado. Uma releitura do carro. Os três quadrados são notados na dianteira, entre o farol esquerdo e o emblema da marca. E são alusivos ao nome do carro. A grande abertura frontal é dividida ao meio por uma barra horizontal. O corte frontal do capô é sinuoso e o volume aumenta em direção ao para-brisa. Nas laterais há um rebaixo retangular. As lanternas traseiras são verticais e vistas de imediato.

Dentro
O novo Uno tem habitáculo iluminado e itens de conforto e segurança, a maioria opcionais. Umas das novidades é o para-brisa térmico, nas versões sem ar-condicionado, que desembaça o vidro em três minutos no máximo e é desativado automaticamente. A parte frontal do painel traz um filme estampado e injetado ao plástico, que permite a criação de elementos variados, coloridos e decorativos, diferenciando as versões. O quadro de instrumentos repete o tema circular e iluminado por LED's brancos.

O espaço para o motorista pode ser aumentado em três centímetros retirando-se uma trava do trilho. Segundo o fabricante, o banco foi projetado para pessoas de diversas estaturas, sempre otimizando o espaço em um carro de apenas 3,77m de comprimento. O encosto do banco traseiro tem dois ângulos de inclinação, aumentando-se conforto ou espaço em 10 litros no porta-malas. Porta-objetos estão espalhados no interior e podem chegar a 14, conforme versão.

Personalização
Há seis kits de personalização com temas distintos para cada versão, entre faixas adesivas em partes diversas da carroceria e também para o habitáculo. Os concessionários também terão kits exclusivos e diferentes dos vendidos como opcionais. Além disso, há tapetes, minissaias, pedaleiras esportivas, apliques na grade dianteira, rodas e calotas, entre outros.

Segurança
Airbags dianteiros e cintos com pré-tensionador e sistema ABS de freios são opcionais em todas as versões. A carroceria tem reforços estruturais para suportar impactos e as portas podem ser abertas mesmo depois da colisão. A suspensão foi concebida para manter a estabilidade direcional, transferindo pouco as imperfeições para o habitáculo. A dianteira é do tipo McPherson e a traseira, com eixo de torção.

Motores
Os motores 1.0 e 1.4 flex receberam diversas alterações para reduzir consumo e poluentes, como pistãos mais leves, bielas longas, coletor de admissão de plástico e tampa de válvulas em alumínio. Além disso, o motor 1.4 tem o variador de fase contínuo que reduz consumo em até 5% e permite variação na fase entre eixo comando de válvulas e virabrequim de até 40°. Isso significa mais torque em baixas rotações e potência em alta.

Há seis kits de personalização com temas distintos para cada versão



As versões disponíveis são quatro: Vivace 1.0, a mais simples; Way 1.0 e 1.4 e Attractive 1.4, todas em modelos de duas e quatro portas. De início, estão disponíveis apenas as configurações quatro portas, mas o duas portas chega em duas semanas. A garantia é de um ano sem limite de quilometragem e as revisões estão programadas a cada 15 mil quilômetros.

Dados técnicos
Vivace 1.0/Way 1.4


Motores
1.0 73cv (gasolina) e 75cv (álcool) de potência e torques de 9,5kgfm (g) e 9,9kgfm (a)
1.4 de 85cv (gasolina) e 88cv (álcool) de potência e torques de 12,4kgfm (g) e 12,5kgfm (a)

Consumo (km/l)
1.0 Cidade: 15,6 (g) e 10,5 (a) / Estrada: 20,1 (g) e 12,9 (a)
1.4 Cidade: 14,7 (g) e 10,3 (a) / Estrada: 19,4 (g) e 12,8 (a)

Dimensões (metros)
Comprimento: 3,77; largura: 1,64/1,66; altura: 1,48/1,55; entre-eixos: 2,37

Porta-malas (litros)
290

DesempenhosVelocidade máxima (km/h)
151 (g) e 153 (a) / 165 (g) e 167 (a)

Aceleração até 100km/h (segundos)
14,7 (g) e 13,8 (a) / 11,8 (g)
e 11,5 (a)

Peso (kg)
895 / 940

Quanto custa?
Vivace 1.0 2p R$ 25.550
Vivace 1.0 4p R$ 27.350
Attractive 1.4 2p R$ 29.280
Attractive 1.4 4p R$ 31.080
Way 1.0 2p R$ 26.690
Way 1.0 4p R$ 28.490
Way 1.4 2p R$ 30.070
Way 1.4 4p R$ 31.870

Leia mais sobre o novo Fiat Uno

Impressões ao dirigir: Hip to be square.

Um carro feito para a Web 2.0.

Confira preços, versões e conteúdo.