Foz do Iguaçu (PR) - A Fiat Strada cabine dupla permite uma interpretação dupla como a sua configuração. A fábrica de Betim encontrou um novo nicho de mercado ou apenas fez um puxadinho para acomodar mais dois e responder os anseios do mercado? Na prática, esticou o teto em 25 cm e perdeu 230 litros de carga na caçamba se comparada com a irmã de cabine estendida. O trabalho de engenharia, design e criatividade é uma resposta - como a fábrica fez questão de enfatizar - às adaptações que pululam no mercado.
O diretor de engenharia Giancarlo Bertoldi explica que as modificações entre a picape com cabine estendida e a cabine dupla foram na carroceria; suspensão e no design, principalmente no teto, que precisou ser alongado; nos vidros laterais, que foram ampliados, e no espaço do banco traseiro, que é para dois ocupantes, com dois encostos de cabeça e dois cintos de segurança de três pontos. Bertoldi afirma que o carro foi feito para que um passageiro de tamanho médio de 1,75m fique bem acomodado. O repórter, de 1,73m, ficou no limite, com os joelhos encostando no banco do motorista, que também foi regulado para um motorista de 1,73m.
A principal modificação mecânica foi na suspensão traseira, que teve o eixo ômega mantido, mas as molas ficaram mais flexíveis. O trabalho da engenharia pôde ser percebido no test drive feito dentro da Usina Hidrelétrica de Itaipu, em um circuito com estradas de terra e asfalto. O desconforto típico de picapes pequenas, principalmente, quando vazias, foi reduzido.
Outra modificação em relação às suas irmãs é a capacidade de carga: 650kg, 35 kg a menos que a estendida e 55 kg menos do que a cabine simples. O espaço traseiro ainda se torna mais problemático pela presença do estepe na caçamba. A explicação para sua posição é que o eixo rígido da suspensão traseira impediu de colocá-lo sob o assoalho, como ocorre com a Palio Weekend.
O motor continua o 1.8 flex, que rende 112 cv com gasolina, 114 cv com álcool (ver ficha técnica), que atende bem a picape. Tem como equipamentos de série direção hidráulica, ar-condicionado e vidros elétricos. Há também no painel, da linha Adventure, o clinômetro longitudinal e transversal e bússola.
CANIBALISMO
O diretor de planejamento e estratégia de produto, Carlos Eugênio Dutra, acredita que a diferença de R$ 1,9 mil entre a Strada cabine dupla (R$ 46.440) e a Strada Adventure Locker com cabine estendida (R$ 44.540) pode fazer com que o novo produto roube clientes do antigo. Dutra estima perda de cerca de metade da média de 1,5 mil unidades/mês vendidas da Adventure Locker. A diferença, entretanto, é que diferentemente da estendida, a cabine dupla não tem a tração Locker como item de série. Custa R$ 1,3 mil. Assim, dependendo do propósito, a diferença aumenta.
HISTÓRIA
A trajetória da Fiat em produzir picapes derivadas de veículos pequenos teve início há mais de 30 anos, quando lançou a picape do 147, em 1978. Hoje, a picape Strada é exportada para 35 países, que inclui países europeus, onde é usada essencialmente, como veículo comercial.
(*) Jornalista viajou a convite da Fiat
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