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Lançamento - Casamento europeu high tech

Em parceria com a Nokia, Renault apresenta série especial do Sandero, que inclui navegador GPS, sistema viva-voz bluetooth, reprodutor de MP3 e até telefone móvel

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De São Paulo (SP) - Lá se foi o tempo no qual novidade em termos de carro dependia do motor. A evolução tecnológica faz com que, cada vez mais, os futuros proprietários busquem soluções que permitam integrar funcionalidades já corriqueiras para quem tem um computador. Um bom exemplo são os aparelhos de CD automotivo capazes de reproduzir discos com músicas no formato MP3. Já há alguns modelos que permitem a conexão direta do reprodutor eletrônico de músicas com o sistema de som do veículo, possibilitando várias horas de música sem ter que repetir uma canção sequer.

A primeira solução integrada de teconologia sem fio em modelos brasileiros foi o sistema Blu&Me, da Fiat, que, além de se conectar com telefones celulares, por meio da tecnologia sem fio bluetooth, também "lê" mensagens de texto pelos alto-falantes e tem entrada USB no porta-luvas, que permite a troca de dados entre um pen drive, ou reprodutor de MP3, e o carro.

Especial
Agora é a vez da Renault, que se associou à gigante das telecomunicações Nokia, e lança uma série especial de mil unidades do seu hatch compacto que, não por acaso, chama-se Sandero Nokia. A cadência de produção será de 200 unidades por mês. A versão foi desenvolvida a partir do Sandero Privilège 1.6 16V Hi-Flex, o topo de linha do compacto. O sistema é composto de um kit veicular viva-voz, com tecnologia sem fios bluetooth; rádio CD player, com comandos no volante; um smartphone (telefone celular com funções de computador de mão) Nokia N95; um módulo portátil GPS; e um suporte veicular, para fixação do celular no pára-brisa do carro.

Série especial do hatch, com apenas 1 mil unidades, tem um amplo pacote tecnológico, com suporte para fixação do celular no pára-brisa, e custa R$ 47.290. Por fora, somente adesivos na tampa traseira identificam a versão


Todos esses equipamentos trabalhando em conjunto permitem que os alto-falantes do carro funcionem como sistema viva-voz do celular e para reprodução das músicas armazenadas em formato digital no telefone, sem necessidade de fios. Mas talvez o aspecto mais interessante seja a presença de um sistema de navegação por satélite, sem necessidade de equipamentos adicionais.

A memória do telefone vem carregada com os mapas das principais cidades do Brasil, incluindo Belo Horizonte e Betim. Funcionando em conjunto com o módulo GPS, o sistema é capaz de dar direções ponto a ponto por meio de comandos de áudio, enquanto todas as outras funções do telefone e do sistema de áudio continuam ativas.

Topo
Ao adquirir o Sandero Nokia, o proprietário leva o aparelho N95, o modelo topo de linha da fabricante de celulares finlandesa, que, além das funções de navegação e reprodução de arquivos digitais de áudio, tem conectividade com a internet, por meio das redes de celulares (EDGE e 3G), ou Wi-fi; câmera de cinco megapixels; radio FM, com fones de ouvido; e capacidade para gravar vídeos e leitura de arquivos do pacote Microsoft Office, Acrobat e Zip.

O preço do Sandero Nokia é de R$ 47.290, incluindo os R$ 3,5 mil pelos equipamentos da Nokia. De acordo com a Renault, os mesmos itens comprados separadamente custariam R$ 4,5 mil. Não é exagero supor que muitos aficionados em tecnologia vão comprar o carro por causa do telefone. carro por causa do telefone. A atualização dos mapas é gratuita, mas o serviço de navegação com indicação vocal é cobrado à parte, e pode ser adquirido pelo período de 7 dias, um mês ou um ano. O pacote anual tem um custo aproximado de R$ 190,00. No caso da série especial, o primeiro ano de navegação está incluido no custo de aquisição.

Airbag duplo e ABS só podem ser adquiridos em um pacote, que inclui o volante com revestimento em couro, por um desembolso extra de R$ 2,9 mil.

Navegação
O sistema de navegação funciona de forma padrão, indicando o percurso do ponto A ao ponto B e corrigindo o trajeto caso o motorista não efetue uma manobra indicada. No percurso pelas ruas de São Paulo o sistema mandou fazer conversões proibidas, mas acertou o ponto de origem e destino. O principal problema, no entanto foi que, a partir de um determinado ponto do trajeto, o sistema continuava a indicar corretamente a posição do veículo, mas não foi capaz de indicar o caminho a percorrer, indicando "calculando trajeto", sem dar uma resposta, até a chegada ao destino.

(*) O jornalista viajou a convite da Renault do Brasil.