Mesmo no meio da crise das três grandes montadoras norte-americanas, um cenário que tende a piorar por causa das dificuldades da economia dos EUA, o Salão de Nova York apresenta modelos que conseguem chamar a atenção e são sucesso de venda.
Um exemplo recente é o Pontiac Solstice, pequeno conversível de dois lugares e tração traseira, que caiu no gosto do público. O modelo é atualmente o conversível mais vendido nos Estados Unidos e deu origem ao Saturn Sky e ao Opel GT. Aproveitando a oportunidade, a General Motors, proprietária da Pontiac, apresentou, no Salão de Nova York, mais um derivado do modelo: o Solstice Coupe. A idéia básica era projetar um veículo que oferecesse a mesma esportividade, mas que fosse mais versátil do que o conversível original.
Os projetistas criaram um veículo fechado, mas com a possibilidade de o motorista remover a peça principal do teto, adotando um sistema parecido com o dos modelos targa da Porsche. Feita em liga leve, a peça pesa apenas 14,2 kg e pode ser retirada e instalada por apenas uma pessoa. Há ainda uma pequena capota em lona, no porta-malas, que pode ser usada em emergências, quando o resto do teto estiver guardado na garagem.
Fastback
Até a coluna A, o Coupe é igual ao original. Para encontrar uma solução para um carro, que foi projetado originalmente para ser apenas um conversível, os estilistas adotaram o estilo fastback, deixando a coluna C muito inclinada, numa referência a modelos como, por exemplo, o Jaguar E Type. A forma de acessar o porta-malas também foi inspirada no modelo inglês. A tampa é, na verdade, o vidro traseiro, um basculante. Os outros ajustes de estilo foram feitos no conjunto óptico traseiro
Em termos de engenharia, a única alteração no Solstice Coupe foi a instalação de um santantônio, integrado às colunas B, na parte fixa do teto. Suspensões e direção são as mesmas do conversível, pois a diferença de peso entre os modelos é irrisória. Os dados de desempenho e consumo também serão comparáveis.
Propulsores
O motor da versão de entrada é um 2.4, de quatro cilindros e 173 cv. Já a versão GXP será equipada com um 2.0 turbo, que desenvolve 260 cv. A transmissão é manual, de cinco velocidades, mas há a possibilidade de uma caixa automática, também de cinco marchas.
O interior é basicamente o mesmo do conversível. Mas o espaço, antes usado para abrigar o teto de lona, passou a ser aproveitado como área de carga, além de permitir aos ocupantes acessar o porta-malas de dentro do veículo. De acordo com a GM, o Solstice Coupe chegará às revendas no início do ano que vem.