UAI

Lançamento - A hora do Daily

Iveco apresenta versão de caminhão leve desenvolvida especialmente para o mercado nacional. Modelo disputa segmento de sete toneladas e pode consumir biodiesel

Publicidade
Foto:

Caminhão leve tem rodado duplo traseiro, duas opções de distância entre-eixos e linhas da carroceria foram criadas pelo designer italiano Giorgetto Giugiaro, com cabine em formato semi-avançado

A marca italiana apresenta o novo Daily 70C16 Chassi Cabine, caminhão leve que chega para disputar mercado na faixa de sete toneladas de Peso Bruto Total (PBT). Com essa versão, a Iveco amplia o leque de opções da linha Daily. O novo caminhão é uma versão que não existe na linha européia e foi desenvolvida exclusivamente no Brasil, de acordo com a nova política da montadora de criar novos produtos para os mercados brasileiro e latino-americano. Por isso, a empresa inaugurou recentemente o novo Centro de Desenvolvimento de Produto, que fica dentro do Complexo Industrial Integrado, em Sete Lagoas (MG).

Motor
O Daily 70C 16 Chassi Cabine é equipado com motor Iveco/FPT FIC, com sistema de injeção common rail, quatro válvulas por cilindro e distribuição por corrente. Com 155 cv, o propulsor é o mais potente em seu segmento e está homologado para usar o B5 (diesel comum misturado com 5% de biodiesel) e pronto para as normas antipoluição Euro IV. O motor emprega seu torque máximo de 41 kgfm de forma constante, que se estende por quase 900 rpm, proporcionando uma faixa de utilização mais ampla, o que pode ser traduzido por menos trocas de marcha, melhor dirigibilidade e mais conforto para o motorista.

Carga
Com rodado duplo traseiro e duas opções de entre-eixos (3.450 mm a 3.750 mm), o novo modelo busca aliar robustez estrutural com peso veicular reduzido: o Daily 70C 16 pesa cerca de meia tonelada a menos do que os concorrentes, o que possibilita, dentro do limite de PBT total, transportar entre 7% e 11% mais carga do que seus concorrentes diretos. O novo caminhão leve pode carregar até 4.285 quilos de carga útil.


Carroceria
As linhas da carroceria do novo modelo foram criadas pelo prestigiado designer italiano Giorgetto Giugiaro. A cabine tem formato semi-avançado, que possibilita melhor visibilidade traseira e aproveitamento do comprimento do veículo, pois pode utilizar carrocerias iguais às dos concorrentes. Porém, somando sempre menor comprimento total do caminhão. Isso facilita a condução na cidade e as manobras de estacionamento, graças ao menor diâmetro de giro. O Iveco Daily 70C 16 também tem menor altura externa da cabine em relação ao solo (até 13cm mais baixa que a dos concorrentes), o que facilita as operações de carga e descarga.

Conforto
O interior do novo Iveco foi desenvolvido para oferecer o conforto de um automóvel de passeio. O modelo tem opcionais como ar-condicionado, CD Player e painel com display analógico/digital de formato envolvente e de fácil leitura. Para facilitar o trabalho do motorista, a nova transmissão Eaton FSO 4405 B tem sistema de engate de marchas por cabo, possibiltando operações mais suaves e precisas. Quanto ao item segurança, destaque para o sistema de freios a disco nas quatro rodas, com válvula reguladora de pressão de frenagem no eixo traseiro, de acionamento hidráulico.