UAI

Lamborghini revela nome e visual de seu primeiro carro elétrico; confira

Modelo será um crossover que tem estreia prevista para 2028 apenas

Publicidade
Modelo apresentará considerável distância entre o solo
Modelo apresentará considerável distância entre o solo Foto: Modelo apresentará considerável distância entre o solo

A Lamborghini confirmou o seu primeiro carro elétrico, com data de chegada prevista apenas para 2028. Agora, a marca dá um passo à frente e revela, além do nome, spoilers sobre o visual deste futuro EV.

O modelo se chamará Lanzador, que, segundo a marca, se refere ao nome de um touro premiado como o "Melhor Touro" da Feira de Madri, de 1993. Com isso, a Lamborghini segue com sua tradição de trazer nomenclaturas ligadas ao universo animal, como é o caso dos modelos Urus, Huracán e o do Revuelto.

Quanto ao visual, a montadora apresentou um novo protótipo que, supostamente, antecipa o design do novo elétrico:

Pelas fotos, é possível verificar que o futuro Lanzador apresentará uma considerável distância em relação ao solo, faróis estreitos e carroceria musculosa – tudo isso já típico entre os modelos Lamborghini. De forma geral, por fora, o modelo parece uma versão cupê de duas portas do Urus.

Na traseira, as lanternas trazem elementos circulares, conferindo uma pegada retrô ao veículo.

No interior, a cabine é compacta, lembrando uma nave espacial. O console central flutuante em forma de Y se funde com o painel, que traz nichos separados para o motorista e passageiro – cada um com uma tela à frente, sendo uma para o painel de instrumentos e a outra para a central multimídia.

Segundo a Lamborghini, o interior é sustentável, sendo revestido de couro curtido especial que foi processado com água reaproveitada da produção de azeite. Demais partes da cabine também contam com materiais reciclados e sustentáveis.

Lanzador será um veículo prático

Como já revelou a Lamborghini, a ideia é que o novo Lanzador seja um carro para o dia a dia, que une esportividade e conforto, sendo mais prático que o Huracán e o Revuelto.

Além disso, no que diz respeito à motorização, a marca ainda não revelou muita coisa. Sabe-se somente que o o modelo terá motores duplos com uma potência específica e elevada, além de tração integral. A potência total deve ficar na casa dos quatro dígitos, próximo dos 1.300cv.

O Lamborghini Lanzador contará também com sistema de suspensão ativa, com molas pneumáticas, amortecedores adaptativos e direção do eixo traseiro.

Até 2024, todo o portfólio da Lamborghini será eletrificado

O modelo será o primeiro carro 100% elétrico da marca, mas não o primeiro eletrificado, uma vez que a Lamborghini já conta, atualmente, com um modelo híbrido, o Lamborghini Revuelto, que tem motorização PHEV e é, na verdade, um substituo híbrido do Aventador.

Além disso, até 2024, outros dois híbridos também chegarão ao mercado: o Urus e o Huracán, os quais, até então, estão disponíveis apenas com motorização à combustão. Assim, até o fim do ano que vem, a expectativa é que todos os Lamborghini sejam eletrificados de alguma forma.