A Lamborghini submeteu o Gallardo a uma dieta especial para o Salão de Genebra. O superesportivo ganhou uma nova versão superleve, a LP570-4 Superleggera. Como o número indica, o motor V10 5.2 aspirado com injeção estratificada de combustível passou a gerar 570 cv, 10 cv a mais que o LP 560-4, a 8 mil giros. O torque máximo é de 55 kgfm a 6.500 rpm, enviado para as quatro rodas em uma relação de 30% para dianteira e 70% para a traseira. Junto com o alívio de 70 kg no peso, que o deixou com 1.340 kg, o touro italiano passou a contar com uma relação-potência de favoráveis 2,35 kg/cv. Essa relação se traduz em uma aceleração de zero a 100 km/h em minguados 3,4 segundos. Os 200 km/h são atingidos em 10,2 segundos, com uma velocidade máxima é de 325 km/h.
E, se a marca de Sant'Agata Bolognese não apresentou uma versão híbrida como a rival de Maranello, ao menos este Lamborghini se tornou menos agressivo ao meio ambiente. De acordo com o fabricante, o consumo médio e as emissões foram reduzidos em 20%. Ou seja, a média declarada de consumo passou a ser 7,4 km/l de gasolina.
O câmbio permanece sendo o manual automatizado de seis marchas, com borboletas no volante. Além da tração integral, a capacidade de fazer curvas deste touro é facilitada pelo autoblocante a 45% nas rodas traseiras. As rodas aro 19 são 13 kg mais leves que as normais e calçam pneus 235/35 na frente e 295/30 na traseira, com um composto desenvolvido pela Pirelli que se aproxima muito do material utilizado em pistas. Os freios a discos ventilados nas quatro rodas podem ser substituídos por discos carbono-cerâmicos opcionalmente.
Como outros modelos da linha Superleggera - superleve em italiano – este Gallardo passou por algumas alterações que também aperfeiçoaram a estética de linhas extremamente angulosas. A começar pela dianteira, que além dos faróis com luzes diurnas em LEDs, recebeu duas entradas de ar com molduras trapezoidais em fibra de carbono, que melhoraram a refrigeração dos freios e aumentaram o efeito “downforce”. A utilização extensiva do sofisticado material permitiu economizar 40 kg dos 70 kg poupados.
Em prol da aerodinâmica, todo o fundo do carro foi coberto com fibra de carbono, também utilizada no novo difusor que integra as quatro saídas de escape e nas coberturas dos retrovisores. O pequeno spoiler de série pode dar lugar a enorme peça que ilustra estas fotos, opcional. As janelas laterais e traseiras são feitas em policarbonato, tal como a cobertura do motor, que é emoldurada por uma estrutura em fibra de carbono.
Segunda a Lamborghini, o conforto não foi sacrificado, e o carro mantém equipamentos de conforto como ar-condicionado e vidros elétricos. O habitáculo é revestido com couro do tipo Alcântara, mais leve de acordo com a marca. O mesmo revestimento recobre os bancos em concha, que exibe costuras e detalhes em uma cor contrastante, como verde, amarelo, laranja e dois tipos de cinza. A carroceria, por sua vez, pode ser pintada em verde, amarelo, laranja, cinza e branco.
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