UAI

Lamborghini Gallardo em versão ultraleve

O Gallardo Superleggera LP570-4 estréia em Genebra com 10 cv a mais e 70 kg a menos

Publicidade
Foto:

A Lamborghini submeteu o Gallardo a uma dieta especial para o Salão de Genebra. O superesportivo ganhou uma nova versão superleve, a LP570-4 Superleggera. Como o número indica, o motor V10 5.2 aspirado com injeção estratificada de combustível passou a gerar 570 cv, 10 cv a mais que o LP 560-4, a 8 mil giros. O torque máximo é de 55 kgfm a 6.500 rpm, enviado para as quatro rodas em uma relação de 30% para dianteira e 70% para a traseira. Junto com o alívio de 70 kg no peso, que o deixou com 1.340 kg, o touro italiano passou a contar com uma relação-potência de favoráveis 2,35 kg/cv. Essa relação se traduz em uma aceleração de zero a 100 km/h em minguados 3,4 segundos. Os 200 km/h são atingidos em 10,2 segundos, com uma velocidade máxima é de 325 km/h.

E, se a marca de Sant'Agata Bolognese não apresentou uma versão híbrida como a rival de Maranello, ao menos este Lamborghini se tornou menos agressivo ao meio ambiente. De acordo com o fabricante, o consumo médio e as emissões foram reduzidos em 20%. Ou seja, a média declarada de consumo passou a ser 7,4 km/l de gasolina.

O câmbio permanece sendo o manual automatizado de seis marchas, com borboletas no volante. Além da tração integral, a capacidade de fazer curvas deste touro é facilitada pelo autoblocante a 45% nas rodas traseiras. As rodas aro 19 são 13 kg mais leves que as normais e calçam pneus 235/35 na frente e 295/30 na traseira, com um composto desenvolvido pela Pirelli que se aproxima muito do material utilizado em pistas. Os freios a discos ventilados nas quatro rodas podem ser substituídos por discos carbono-cerâmicos opcionalmente.

Como outros modelos da linha Superleggera - superleve em italiano – este Gallardo passou por algumas alterações que também aperfeiçoaram a estética de linhas extremamente angulosas. A começar pela dianteira, que além dos faróis com luzes diurnas em LEDs, recebeu duas entradas de ar com molduras trapezoidais em fibra de carbono, que melhoraram a refrigeração dos freios e aumentaram o efeito “downforce”. A utilização extensiva do sofisticado material permitiu economizar 40 kg dos 70 kg poupados.

Em prol da aerodinâmica, todo o fundo do carro foi coberto com fibra de carbono, também utilizada no novo difusor que integra as quatro saídas de escape e nas coberturas dos retrovisores. O pequeno spoiler de série pode dar lugar a enorme peça que ilustra estas fotos, opcional. As janelas laterais e traseiras são feitas em policarbonato, tal como a cobertura do motor, que é emoldurada por uma estrutura em fibra de carbono.

Além do desempenho incrementado, este Lamborghini é mais "econômico"



Segunda a Lamborghini, o conforto não foi sacrificado, e o carro mantém equipamentos de conforto como ar-condicionado e vidros elétricos. O habitáculo é revestido com couro do tipo Alcântara, mais leve de acordo com a marca. O mesmo revestimento recobre os bancos em concha, que exibe costuras e detalhes em uma cor contrastante, como verde, amarelo, laranja e dois tipos de cinza. A carroceria, por sua vez, pode ser pintada em verde, amarelo, laranja, cinza e branco.

Leia sobre outras novidades e lançamentos do Salão de Genebra

Audi A1.

Audi A1 e-tron.

Audi A8 Hybrid.

Alfa Romeo 2ettottanta by Pininfarina.

Alfa Romeo Giulietta.

Alfa Romo Pandion Concept by Bertone.

Bentley Continental Supersports Convertible.

Carlsson C25.

Citroën DS High Rider.

Citroën DS3 Racing.

Citroën Survolt.

Ferrari 599 GTB Hybrid.

Ford Focus Station Wagon.

Hispano-Suiza.

Kia Sportage.

Lotus Elise 2011.

Lotus Evora 414E.

Mazda5.

Mazda6.

Mercedes-Benz F800 Style.

Mini Countryman.

Nissan Micra.

Nissan Juke.

Opel Flextreme GT/E.

Opel Meriva.

Peugeot5.

Porsche 911 Turbo S.

Porsche 911 GT3 R híbrido.

Porsche 918 Spyder.

Porsche Cayenne.

Protoscar Lampo².

Renault Mégane CC.

Renault Wind.

Rinspeed UC.

Seat IBE.

Seat Ibiza ST.

Subaru Impreza XV.

Subaru Impreza Cosworth.

Volkswagen CrossGolf.

Volkswagen CrossPolo.

Volkswagen Polo GTI.

Volkswagen Sharan.

Volvo S60.