UAI

Lada quer usar trabalhadores forçados para fabricar carros

Conflito entre Rússia e Ucrânia causou escassez de mão de obra e levou a AvtoVAZ, dona da marca Lada, a buscar trabalhadores junto ao serviço prisional

Publicidade
Fábrica da AvtoVAZ em Togliatti
Fábrica da AvtoVAZ em Togliatti Foto: Fábrica da AvtoVAZ em Togliatti

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia já se estende há mais de um ano, com consequências também para o setor automotivo. A escassez de mão de obra estaria levando a AvtoVAZ, proprietária da marca Lada, a procurar mão de obra no serviço prisional russo.

De acordo com o site Automotive News Europe, uma mobilização de tropas realizada em setembro de 2022 levou centenas de milhares de jovens com idade para trabalhar a serem convocados para o conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Isso, sem contar os homens que fugiram do país para evitar o recrutamento.

"Nesse sentido, e também levando em conta a situação extremamente tensa do mercado de trabalho de Togliatti e da região de Samara, o representante da fábrica [AvtoVAZ/Lada] solicitou à direção (do serviço prisional) apoio e auxílio na seleção de funcionários para a empresa entre os condenados ao trabalho forçado", declarou o serviço prisional da Rússia à Reuters.

Carros da Lada estacionados em uma concessionária em Togliatti.
Carros da Lada estacionados em uma concessionária de Togliatti. (Foto de Yuri KADOBNOV/AFP)

Falta mão de obra para a Lada aumentar produção

Esse quadro levou a Rússia a um cenário surreal, com a baixíssima taxa de desemprego de 3,3%, o que estaria sufocando o crescimento econômico. Esta seria a explicação que para o fato de a Lada estar solicitando o trabalho de condenados a trabalhos forçados para atingir suas metas de produção.

Em 2022, todos os fabricantes de veículos da Rússia produziram apenas 450 mil unidades. Esse foi o pior cenário desde o colapso da União Soviética. Vale lembrar que o país também vem sofrendo com o abastecimento de componentes.

Moskvich: governo da Rússia ‘ressuscita’ marca soviética de carros

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia levou a Renault, que detinha a participação de 30% do mercado, a abandonar suas operações no país, incluindo a participação na Lada (AvtoVAZ). Já nos primeiros meses do conflito, diversas marcas de veículos suspenderam suas operações na Rússia, seja de importação ou de produção.