A veterana Volkswagen Kombi conquistou um feito histórico nesse mês: o veículo chegou a marca de 1,5 milhões de unidades produzidas. Fabricada no Brasil desde 1957, é também o modelo mais antigo do mundo ainda em fabricação.
A Kombi número 1.500.000 ficou pronta na última sexta-feira e teve direito a comemoração da equipe de produção na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, São Paulo. Segundo a marca, 736 funcionários trabalham na montagem das 145 Kombis que são produzidas diariamente.
A perua alcançou 500 mil unidades vendidas em junho de 1977. A Kombi milionária chegou em 1995, quando o modelo já contabilizava 1.005.250 unidades comercializadas. Segundo a marca alemã, até outubro deste ano, a Kombi completa 1.404.083 unidades vendidas.
A Kombi foi criada na década de 40, em projeto idealizado pelo holandês Ben Pon, um revendedor Volkswagen o país, com base mecânica do Fusca. A produção em série começou em 1950 na Alemanha com carroceria em monobloco e motor refrigerado a ar de 25 cavalos.
No Brasil, o modelo começou a ser montado com 50% de nacionalização em 1957, no famoso estilo saia e blusa. Em 1975, ela sofreu a primeira mudança estética, com parabrisa inteiriço. Em 1997, ganhou portas corrediças (o que já existia na Alemanha desde a década de 70), teto mais alto e o fim da divisória após o banco dianteiro. O motor refrigerado a ar foi abolido em 2006, quando a Kombi adotou o propulsor 1.4 flex capaz de desenvolver 78 cv com gasolina e 80 cv a etanol.
Apesar do projeto pré-histórico, o modelo segue firme como líder de vendas no seu segmento. A Kombi apresenta mecânica simples e barata e grande versatilidade de uso. Atualmente é vendida na versões Standard (9 passageiros), Furgão (2 ou 3 passageiros), Lotação (12 passageiros) e Escolar (15 passageiros).
Os preços começam em R$ 44,7 mil (Furgão) e R$ 48,8 mil (Standard). O único opcional disponível é o desembaçador do vidro traseiro, por R$ 240. "A Kombi não tem concorrentes diretos no mercado nacional, pois não há maneira mais barata e eficiente de se transportar uma tonelada de carga coberta", diz Marcelo Olival, gerente-executivo de Vendas e Marketing de Comerciais Leves da Volkswagen.
Apesar disso, a história da Kombi pode estar perto do fim. A partir de 2014, os modelos vendidos no Brasil deverão possuir airbag de série e o projeto da perua não é adequado ao equipamento. Mas a veterana pode ter uma nova "encarnação". Foi apresentado neste ano o conceito Bulli, uma minivan inspirada nas linhas clássicas da Kombi. É esperar para ver.
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