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Kia Sportage em detalhes

A terceira geração do utilitário médio debuta em Genebra renovada em estilo, mecânica e tecnologia

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A terceira geração do Kia Sportage representa um salto em relação a anterior em um patamar semelhante ao ocorrido com o companheiro de plataforma Hyundai ix35 em comparação ao antigo Tucson. O estilo antes um tanto pacato e comum, se tornou bem mais agressivo, uma sensação incrementada pelo capô envolvente, grade estilo "boca de tigre" - na definição da própria Kia - e os faróis, que formam um conjunto ascendente. As colunas traseiras largas e as lanternas horizontais em LEDs dão um ar de solidez germânica ao Sportage, trazida pelo traço particular de Peter Schreyer, ex-chefe de design da Audi, e aproximam o carro do visual mais urbano, que marca os atuais utilitários e crossovers.

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Com 4,44 metros de comprimento, 9 centímetros maior, 1,85 m de largura, 1,5 cm a mais, e 1,63 m de altura, 6 cm a menos, o Sportage se tornou mais assentado no chão, em uma orientação de projeto voltado mais para asfalto, como comprova a sua altura ao solo de apenas 17 cm e os conservadores ângulos de entrada, 24,2 º, saída, 26,9º e central, 17º. O entre-eixos também cresceu, de 2,62 m para 2,64 m e o espaço para bagagens é de 564 litros. O coeficiente de penetração aerodinâmica diminuiu de 0.40 para 0.37, algo elevado, mas dentro da faixa dos utilitários esportivos modernos. O peso, por sua vez, sofreu uma redução média de 91 kg.

Novidades mecânicas

Inicialmente, o Sportage contará com duas opções de motor. A gasolina o carro foi equipado com o novo 2.0 16V, com duplo comando de válvulas variável na abertura. O bloco gera bons 163 cv de potência a 6.200 giros e 19,8 kgfm a 4.500 rotações. O motor turbodiesel tem a mesma litragem e conta com injeção direta do tipo common rail e uma turbina de geometria variável para entregar 136 cv a 4 mil rpm e 32 kgfm desde 2 mil rpm.

No segundo semestre estarão disponíveis dois motores menores, equipados com o sistema start/stop, que desliga e religa o motor em paradas, e emissões abaixo de 138 g/km de CO2 - dióxido de carbono. A gasolina, a gama começa em um 1.6 16V a gasolina com comando de válvulas variável, o que eleva a sua potência para respeitáveis 140 cv a 6.200 rpm e 17 kgfm de torque a 4.500 rotações. Há também um outro turbodiesel 1.7 com 115 cv a 4 mil giros e 26 kgfm de torque disponíveis entre 1.800 e 2.500 rpm.

Para as versões a diesel, é disponível de série um câmbio manual de seis marchas, enquanto os Sportage a gasolina contam com uma caixa mecânica de cinco. Como opção, todos podem ser equipados com um câmbio automático de seis marchas, com trocas sequenciais através de borboletas no volante.

As versões com motores de 2 litros podem receber ainda tração integral do tipo sob demanda. Sob condições normais, essa transmissão envia toda a força para o eixo dianteiro. Caso o sistema detecte a perda de tração em uma das rodas dianteiras, a força passa a ser compartilhada com o eixo traseiro. Com o toque de um botão, o torque pode ser bloqueado entre os eixos, um recurso que pode ser acionado em velocidades de até 40 km/h. O equilíbrio dinâmico é beneficiado pelas suspensões independentes nas quatro rodas do tipo McPherson na frente e braços múltiplos atrás, com subchassis em ambos eixos.

Beleza interior

O interior acompanhou as linhas externas. O aparente despojamento da segunda geração deu lugar a linhas mais atuais, que na Europa vão ser acompanhadas por opções de revestimento em dons tons. Serão duas versões de acabamento, LX e EX. A versão básica já traz ar-condicionado, direção assistida, sistema de som CD/MP3 com entradas auxiliares, vidros elétricos, banco do motorista e volante ajustáveis em altura. As rodas de alumínio aro 16 com pneus 215/70 podem dar lugar a jogos maiores, que vão até o aro 18 com pneus 235/55.

O habitáculo do Sportage acompanhou a renovação das linhas exteriores



Entre os opcionais, há a opção de faróis de xenônio, luzes de rodagem diurnas, sistema de partida sem chave com botão para ligar o motor, navegador GPS e teto solar panorâmico. A segurança inclui freios ABS com EBD, controle eletrônico de estabilidade, sensores anticapotagem, airbags frontais, laterais e do tipo cortina, além de assistente de partida em subidas e luzes de freio que piscam em frenagens súbitas. Como o Kia Soul, o Sportagem pode ser equipado com uma câmera traseira que projeta as imagens em uma pequena tela de LCD integrada ao retrovisor interno.

A produção tem início na fábrica de Zilina, na Eslováquia logo após o Salão e o novo Sportage tem chances de desembarcar por aqui em breve. O irmão maior Sorento já fará a sua estréia no Salão de São Paulo, em outubro próximo.

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