UAI

Kia Motors leva o conceito híbrido Ray a Chicago

O modelo utiliza o sistema "plug-in", que permite a recarga das baterias na rede elétrica

Publicidade
Foto:

A Kia levou o conceito Ray ao Salão de Chicago, que abre ao público amanhã. Antecipado por teasers, o sedã com carroceria em forma de gota tem um perfil fluído que os volumes são integrados em um só, com um coeficiente de penetração aerodinâmica de Cx 0.25. Um índice já batido por modelos de produção, como o Mercedes-Benz Classe E cupê, com 0.24. A construção segue parâmetros ecológicos, com materiais leves ou de origem reciclada. O Ray está equipado com um motor 1.4 GDI ? injeção direta de gasolina ?, feito em alumínio, capaz de gerar 155 cv de potência, que trabalha associado a um câmbio automático de relações variáveis continuamente (CVT). Conjugado ao propulsor a combustão interna, está um motor elétrico de 106 cv, alimentado por baterias de íons de lítio.

Veja mais fotos do Kia Ray!

De acordo com as condições de tráfego, o Ray roda apenas com energia elétrica. Nestas condições, é possível percorrer até 80 km com apenas uma recarga. Graças ao sistema híbrido, a economia de combustível chega a incríveis 71,5 km/l de média. O consumo frugal também é auxiliado pelo indicador de trocas de marchas, que encoraja uma direção menos esbanjadora. tração é dianteira e as suspensões são independentes nas quatro rodas. A velocidade máxima declarada de 175 km/h parece um pouco desapontadora.

O perfil limpo e alongado do conceito, que possui 4,40 metros de comprimento e apenas 1,36 m de largura, é evidenciado pela ausência de maçanetas e de retrovisores, que foram substituídos por câmeras capazes de detectar movimentos e evitar acidentes. Além de arrojado, o desenho também é funcional. Quando o Ray está rodando com o motor convencional, os faróis em LEDs recuam, abrindo assim passagens para a ventilação do propulsor.

A traseira alongada se destaca pelas lanternas envolventes em LEDs



O desenho também se destaca pelas célular fotovoltaicas em formato hexagonal instaladas no teto de vidro, que podem fornecer energia para dispositivos de ventilação, capazes de refrigerar o veículo parado sob o Sol, e faróis ou simplesmente ampliar a autonomia do Ray para até 1.200 km. O padrão hexagonal é replicado na padronagem dos pneus 196/50 de baixa resistência a rodagem, calçados em rodas aro 20.

O interior abusa dos elementos futuristas, com controles por meio de telas de LCD sensíveis ao toque, direção ?drive-by-wire? ? ligada às rodas digitalmente. Os controles possuem um sistema desenvolvido pela Microsoft que permite o acionamento de funções por meio da voz. O acesso aos quatro lugares é beneficiado pela ausência de coluna central e pela abertura invertida das portas traseiras. O espaço é garantido pelo entre-eixos de 2,70 m e pela largura de 1,85 m. Até mesmo os alto-falantes desenvolvidos pela Infinity são ecológicos e emitem menos calor, com um amplificador que consome 50% da energia de um dispositivo semelhante da marca.