Fruto da imaginação dos projetistas, os carros-conceito podem ser utilizados para mostrar ao público prévias de novos modelos, demonstrar novas tecnologias ou apresentar supercarros que, se fossem produzidos, seriam muito caros ou simplesmente inviáveis para fabricação em série.
Mas, às vezes, o objetivo pode ser simplesmente um estudo de estilo, oferecer aos aficionados a possibilidade de admirar um belo desenho, descomplicado e realista. Um carro que poderá ser o seu, e assim atrair um público maior para a marca.
Um bom exemplo é o Kia Koup, recentemente apresentado no Salão de Nova York. O esportivo de dois lugares abre mão de sistemas propulsores híbridos e, por motivos de custo, aproveita uma plataforma de tração dianteira já existente. O resultado é um veículo que chama a atenção pelas linhas da carroceria e do interior.
As proporções são bem equilibradas, uma silhueta agressiva, sem muito espaço para firulas ou detalhes. Na descrição dos próprios projetistas, é um desenho descomplicado. O principal elemento de estilo é a grade frontal em forma de colméia. Os pára-choques dianteiros integram um spoiler, dão continuidade à grade e ainda abrigam as entradas de ar para o resfriamento dos freios.
A visão lateral, por sua vez, é dominada pela linha de cintura agressivamente ascendente, que, em conjunto com as rodas de liga cromadas aro 19, posicionadas nos cantos do veículo, contribuem para a aparência dinâmica do conceito. A impressão é reforçada na traseira, onde não há nem mesmo o aerofólio, apenas as lanternas de LEDs, escapamento duplo e um difusor feito em fibra de carbono, para melhorar o comportamento dinâmico.
O interior é menos minimalista. O acabamento dos painéis é feito em dois tons e ainda conta com detalhes em alumínio escovado. Todos os mostradores são na cor vermelha, a mesma da carroceria, e há também uma tela do que comanda o sistema de navegação e entretenimento do Koup. Um detalhe interessante é que o câmbio, mesmo sendo automático, conta com uma alavanca desenhada para imitar as caixas manuais, como seria de esperar em um esportivo.
Os projetistas não se esqueceram de que um esportivo não é nada sem o motor adequado. O Koup, apesar de não contar com uma verdadeira caixa de força sob o capô, é impulsionado por um generoso quatro cilindros 2.0 que, com a ajuda de um turbo, desenvolve mais do que respeitáveis 290 cv de potência. Suficiente para um desempenho esportivo, mas sem elevar os custos.