Projetar e construir carros esportivos é tarefa particularmente desafiadora. O público que compra esses modelos é constituído, em sua maioria, por entusiastas, que já sabem o que querem e cujo instinto indica qual veículo atende suas expectativas. Pelo menos é isso o que pensam os projetistas da coreana Kia. E atender a uma clientela particularmente exigente foi o desafio que guiou o projeto do conceito KEE.
VEJA MAIS FOTOS DO KIA KEE!
Obviamente, tudo começa pelo estilo. As linhas do carro deveriam, ao mesmo tempo, transmitir força e potência, sem abrir mão da beleza. Tudo para provocar o lado emocional dos possíveis clientes. Ao mesmo tempo, o KEE tem a função de antecipar alguns dos elementos estilísticos que farão parte da linguagem visual dos próximos modelos da Kia.
Dimensões
As proporções são típicas de um cupê, com capô longo, teto baixo e flancos largos, mas, para atrair um público mais amplo, foi utilizado um pequeno truque. A cabine é um pouco maior do que a dos esportivos tradicionais, por dois motivos: para transmitir a sensação de um veículo mais prático e criar um espaço traseiro um pouco mais generoso do que aquele proporcionado pelos modelos 2 2 tradicionais (esportivos com dois lugares na frente, para adultos, e dois no banco de trás, para crianças).
Mas os detalhes também foram parte essencial do estilo do KEE. A coluna B é transparente e tem uma moldura em alumínio, o que ajuda a criar um ponto de atenção na lateral, sem exagerar nos adornos. A abertura das portas é feita apenas de forma eletrônica, por meio de um microcircuito, deixando a porta lateral completamente lisa. A tampa do porta-malas é envolvente, o que facilita o acesso à área de carga e é mais uma demonstração de união entre esportividade e praticidade.
O verdadeiro ponto de força do design do KEE, no entanto, é a frente. Os faróis trapezoidais têm extensões na parte de baixo, formando uma moldura no pára-choque e nas entradas de refrigeração dos freios. O conjunto se ilumina com o uso de LEDs, criando a impressão de um animal pronto para dar o bote.
Habitáculo
No interior, o foco é no motorista. Todas as informações essenciais estão logo à frente do motorista, com iluminação na cor laranja. O volante tem a parte de baixo achatada, como em modelos de competição, e incorpora as borboletas, para mudança de marchas. A tradicional alavanca do câmbio, entre os bancos, foi substituída por um comando em forma de mouse de computador, que requer apenas um toque para a frente, ou para trás, para alterar o modo de direção. Os detalhes em alumínio polido são acompanhados pelo revestimento dos bancos, feito em camurça sintética, que tem uma aparência metálica.
Mesmo sem revelar detalhes de desempenho, a Kia garante um comportamento esportivo. O botão da ignição, que fica em um compartimento coberto, no melhor estilo James Bond, dá a partida no motor V6 2.7, de 200 cv. Pode não ser o mais potente, mas é suficiente para divertir os entusiastas.