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Kia e novela Salve Jorge causam polêmica com uso de 'escrava sexual' em comercial

Ação de marketing da montadora foi inserida no contexto da novela e personagem, que é garota de programa, fez a divulgação do modelo

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Após a polêmica com o gato na propaganda da Volkswagem, agora foi a vez da Kia se envolver em uma 'atrapalhada' ação de marketing. A publicidade aconteceu dentro da novela Salve Jorge da Rede Globo, no capítulo da última terça-feira (05) em uma cena que envolveu a atriz Paloma Bernardi, que interpreta uma vítima do tráfico internacional de mulheres forçada a se prostituir, e durou pouco mais de dois minutos. Na novela, a modelo em trajes sensuais é acompanhada de perto por uma cafetina, interpretada pela atriz Vera Fischer e posa para fotos para divulgar o modelo Cadenza.

 

A cena segue com um susposto pretendente da personagem tentando conseguir telefone e endereço da moça, sendo despistado pela cafetina. A rede social Twitter foi uma das que mais teve reclamações relacionadas entre prostituição, tráfico de pessoas e a marca. Com a cena ainda no ar, internautas começaram a se manifestar pela rede social.

 

Em nota, a Kia Motors do Brasil informou que "a empresa não tem qualquer ingerência na decisão do roteiro da novela, uma obra de ficção, na qual os nossos veículos são utilizados tanto por personagens caracterizados como os vilões como por aqueles do 'bem', como em recente ação de merchadising com a delegada Heloisa, interpretada pela atriz Giovanna Antonelli".

 

Outras polêmicas

Em 2009, foi a Kia quem deu uma 'bronca' na produção da novela Viver a Vida, depois que foi exibida uma cena em que um personagem dirigia o modelo Mohave que teve uma pane mecânica. A sequência mostra o veículo com fumaça saindo pelo capô, indicando o problema. Tentando corrigir, a Globo gravou uma cena depois onde o personagem aparece contando a outra pessoa que seu carro havia ficado sem combustível, justificando a parada repentina do veículo.

 

Conta-se, nos bastidores, que tal falha teria custado o emprego de um dos responsáveis pela administração das inserções dos carros da Kia na trama, de 2009.

 

Em 2010, a TV Globo já havia preocupado a Goodyear, que patrocinava o personagem Gerson, vivido por Marcello Antony. Ele era um piloto da Stock Car que tinha distúrbios sexuais. No início, não era revelado ao público que tipo de problema o personagem tinha - o que chegou a irritar o piloto da Stock Car, Thiago Camilo, com a possibilidade de Gerson se revelar gay -,  mas a Globo garantiu à Goodyear que não seria nada que pudesse afetar a imagem do fabricante de pneus e que Gerson seria um atleta vencedor.