UAI

Kia Cerato se despede oficialmente do mercado brasileiro

Agora é oficial: modelo deixa de ser vendido no mercado brasileiro. Sedan médio ganha nova geração em 2024

Publicidade
Kia Cerato vendido no Brasil era ano/modelo 2021/2022
Kia Cerato vendido no Brasil era ano/modelo 2021/2022 Foto: Kia Cerato vendido no Brasil era ano/modelo 2021/2022

O Kia Cerato deixou de ser oficialmente vendido no mercado brasileiro. O sedan médio até já foi retirado do site comercial da marca coreana, que hoje conta apenas com três modelos, que são SUVs (Stonic MHEV, Niro HEV e Sportage MHEV), além do comercial Bongo.

As vendas do Kia Cerato ao longo de 2023 foram mínimas, apenas 14 unidades, uma amarga despedida para o sedan médio. Agora a marca coreana zerou seu estoque, anunciado como ano/modelo 2021/2022.

Sedan estava desatualizado, mas tinha preço atraente

A geração que se despediu chegou ao Brasil em 2019. O sedan médio tinha motor 2.0 aspirado, flex, com até 167cv de potência e 20,6kgfm de torque. O câmbio é automático de 6 marchas. Até então o Kia Cerato era vendido em duas versões, com preços atraentes: R$ 136.490 (a EX) e R$ 152.190 (a SX).

A versão de entrada do Kia Cerato trazia rodas em liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina, sistema multimídia com tela de 8 polegadas e espelhamento com smartphone (sistemas Android Auto e Apple CarPlay), controle eletrônico de tração e estabilidade.

Já a versão de topo do Kia Cerato somava airbags laterais e de cortina, assistente de partida em rampa, monitoramento da pressão dos pneus, ar-condicionado de duas zonas com saídas traseiras, bancos em couro, chave presencial, faróis com acendimento automático, luzes de rodagem diurna em LED, câmera de ré e paddle shifts para trocas manuais de marcha.

a79befa6 kia cerato mexico
No México, onde é vendido como Kia Forte, Cerato foi reestilizado em 2021

Kia Cerato 2024

Ao site Auto Esporte, a Kia afirmou que estuda um retorno do Cerato ao mercado brasileiro. Se o sedan médio voltasse, seria na carroceria com uma reestilização aplicada em 2021, trazendo sob o capô um motor 1.6 turbo. Como esse modelo é produzido no México, poderia chegar ao Brasil sem imposto de importação. Porém, como o Cerato vai ganhar uma nova geração em 2024, seu retorno pode demorar mais um pouco.