De Campos do Jordão (SP)* - O Jeep Renegade, principal aposta da Fiat-Chrysler no segmento dos utilitários esportivos (SUV) compactos no Brasil, chega no primeiro trimestre de 2015. A informação foi confirmada pela empresa durante o lançamento do Grand Cherokee diesel, em Campos do Jordão. A marca americana também aproveitou o lançamento para soltar outra novidade: a nova geração do Cherokee será comercializada a partir do segundo semestre deste ano.
Veja fotos do Jeep Renegade!
O Renegade começa a ser fabricado neste ano na Itália e nos primeiros três meses de 2015 na fábrica da Fiat em Goiana (PE). Em 2016, o jipe será montado na China. A produção local vai abastecer o mercado brasileiro e países sul-americanos. “Muita novidade bacana da Jeep vai sair dessa fabrica, podem ter certeza”, disse Adriano Resende, diretor de Marketing da Jeep e Chrysler no Brasil.
Ainda não há preço definido, mas especula-se que o Renegade vai custar cerca de R$ 70 mil na versão de entrada e R$ 100 mil nas configurações topo de linha. O veículo vai disputar mercado com os SUV compactos urbanos como o Chevrolet Tracker, Ford EcoSport e Honda Vezel mas, segundo o diretor, também promete agradar quem pretende utilizá-lo como off-road.
Modelo global, o Renegade terá 16 opções de motores. Mas no Brasil, deverá ter opção flex com os motores E.torQ. A Jeep já confirmou o propulsor 1.6 16V com potência máxima de 110 cavalos a 5500 rpm e 15,5 kgfm de torque, que é fabricado em Campo Largo, no Paraná. Para o mercado latino-americano também será oferecido o 1.4 MultiAir Turbo com 170 cv e 24,49 kgfm.
Cherokee
Também foi exibido para a imprensa uma unidade da nova geração do Cherokee, que será utilizada para homologação no Brasil. O SUV está situado na faixa de preço acima do Compass e abaixo do Grand Cherokee.
O Cherokee 2015 vai estrear um motor inédito no país, o V6 3.2 Pentastar com 271 cavalos de potência e torque de 35,4 kgfm de torque. Outra novidade é o câmbio automático de nove velocidades produzido pela ZF, que já equipa o rival Range Rover Evoque. O Cherokee exibido é idêntico ao comercializado nos Estados Unidos, mas a versão final que chegará ao consumidor deverá ter pequenas alterações estéticas, como desenho de rodas, por exemplo.
* Marcello Oliveira viajou à convite da Jeep do Brasil