UAI

Jeep prepara conceitos para participar de evento fora de estrada nos EUA

Entre os modelos especialmente montados para o Easter Jeep Safari, destaque para o Wrangler elétrico, um Jeepster vintage praiano e uma Gladiator para ciclistas

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Jeep prepara conceitos para participar de evento fora de estrada nos EUA
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Tradicionalmente a Jeep americana prepara alguns veículos conceito para participar do Easter Jeep Safari, evento organizado pelo clube Red Rock 4-Wheelers que reúne amantes do fora de estrada por nove dias nas trilhas de Moab, no estado de Utah, nos Estados Unidos.

- GOSTA DO JEEP WRANGLER? CONFIRA AQUI NOSSO TESTE COM O MODELO -

Para a Jeep, o destaque é o conceito Magneto, um jipinho curto com propulsão elétrica. O veículo foi baseado em um Wrangler Rubicon 2020, mas recebeu um motor elétrico com 285cv de potência e 37,7kgfm de torque, capaz de operar com até 6.000rpm. O trem de força trabalho em conjunto com uma transmissão manual de seis velocidades e sistema de tração nas quatro rodas. Por mais que seu foco seja a habilidade para o fora de estrada, o veículo também tem um bom desempenho, acelerando até os 100km/h em aproximadamente 6,8 segundos.

As quatro baterias de íon lítio têm potência combinada de 70 kW/h, com carga elétrica de 800 volts, e foram distribuídas para equilibrar melhor o peso do veículo. Este conjunto fica alojado em caixas à prova d'água, o que permite que o Magneto atravesse trechos alagados de até 76 centímetros de profundidade. Já os demais sistemas do jipinho, como rádio e iluminação, são alimentados por uma bateria de 12 volts. Uma segunda bateria convencional serve como fonte auxiliar de alimentação para acessórios como o guincho ou até para iluminar um acampamento.

Já o visual do Magneto é o de um jipe “pelado”, sem portas ou capota, com carroceria pintada em branco brilhante e detalhes em azul. O capô tem entrada de ar central e a porta do compartimento de bagagem foi redesenhada. A grade recebeu iluminação exclusiva em cada uma das sete fendas. As rodas de 17 polegadas, em preto metalizado, calçam pneus lameiros de 35 polegadas.

JEEPSTER BEACH Outro modelo feito especialmente para o Easter Jeep Safari é o Jeepster Beach. Como o nome sugere, o veículo traz a carroceria de um Jeepster Commando 1968, porém baseada em um Jeep Wrangler Rubicon 2020. O conceito foi pensado para homenagear os veículos off-road da Jeep do passado.

O Jeepster foi o primeiro veículo compacto a combinar tração integral e transmissão automática, além de agregar comodidades modernas como portas, janelas de enrolar, aquecedor e um teto. A ideia para o Jeepster Beach partiu de uma temática litorânea, com a aparência externa de um Jeepster vintage, mas adicionando o desempenho do Wrangler atual. A carroceria pintada em laranja bastante vivo contrasta com os elementos cromados.

Já o interior traz bancos com encosto baixo, revestidos em couro vermelho. O banco traseiro do modelo original foi substituído por uma gaiola cromada, enquanto os tapetes foram removidos para facilitar a limpeza da areia da praia. O modelo está equipado com um motor 2.0 turbo, de 270cv e 40,7kgfm, e câmbio automático de 8 marchas.

TOP DOG Outro conceito interessante é o Jeep Top Dog, pensado para o uso dos ciclistas de montanha. O veículo foi baseado em uma Gladiator 2020, transformada com peças exclusivas da Jeep Performance Parts (JPP), além de acessórios personalizados. A principal modificação visual foi a instalação de uma cobertura rígida sobre a caçamba da picape. Acima da cobertura foi instalado um suporte duplo para bicicletas. A carroceria foi pintada em azul K-9, enquanto todos os demais detalhes são em preto fosco.

Enquanto do lado do passageiro a cobertura traz várias gavetas removíveis, para armazenar com segurança ferramentas e equipamentos que os ciclistas precisam carregar, no lado do motorista a estrutura oferece um refrigerador e uma churrasqueira elétrica. O rack acima da cabine carrega ferramentas e equipamentos, como um conjunto de esteiras de tração, além de servir como suporte para dois conjuntos de luzes externas.

Sob o capô, a picape guarda um V6 a gasolina de 3.6 litros, com 285cv e 35,9kgfm, combinado a uma transmissão automática de 8 velocidades. Para acentuar a capacidade off-road, o Jeep Top Dog Concept apresenta um kit de levantamento de duas polegadas para maior distância do solo, rodas de alumínio de 17 polegadas e pneus lameiros de 37 polegadas.

Os para-lamas de perfil elevado oferecem mais “jogo”. A dianteira é protegida com grade em aço de duas polegadas. No mesmo estilo, os painéis laterais também receberam grades de proteção personalizadas. Um tubo de snorkel ajuda o motor a “respirar” em condições mais críticas. Ainda auxiliam o motorista um par de luzes LED off-road, um guincho com capacidade de 3.628 quilos e 30 metros de corda sintética, além de um segundo guincho instalado na parte traseira.