Se o Jeep Grand Cherokee original de 1993 representou o primeiro modelo da antiga AMC lançado sob a égide da Chrysler, a quarta geração tem a primazia de ser a primeira criação da marca na era Fiat. Apresentado como um sinal da recuperação da companhia no Salão de Nova Iorque em abril de 2009, o novo modelo segue o caminho aberto pela geração anterior e investe na aptidão on-road. Se o Grand Cherokee de 2005 já havia inovado com a suspensão dianteira com triângulos sobrepostos, o 2011 dispensa o eixo rígido traseiro e adota um esquema independente. Passada a turbulência da bancarrota, a Chrysler marca o lançamento comercial do utilitário para junho e anuncia os preços e as versões.
A versão básica Laredo conta com o novo motor Pentastar V6 3.6 de 283 cv de potência e 35,9 kgfm de torque, que substituí o combalido V6 3.7 PowerTech de 174 cv e ainda entrega 11% a mais de economia, com um consumo médio de 9,7 km/l de gasolina, de acordo com a marca. O modelo chega com um bom pacote de equipamentos, como câmbio automático de cinco marchas tração integral Quadra-Trac I, keyless, banco do motorista com ajustes elétricos, volante multifuncional em couro e rodas de alumínio aro 17. Além de itens de segurança como airbags frontais, laterais dianteiros, controles eletrônicos de estabilidade e de tração e assistente de partida em subidas. Tudo por US$ 32.995, cerca de R$ 58 mil, um ligeiro aumento face os U$31.490 pedidos pelo Laredo atual.
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A intermediária Limited é impulsionada pelo poderoso Hemi 5.7 V8 de 364 cv e 53 kgfm, opcional para o Laredo. O modelo inclui uma versão mais evoluída da tração Quadra-Trac que inclui modos para enfrentar diferentes terrenos, além de faróis de xenônio, ar-condicionado automático, bancos em couro aquecidos com memória para o motorista, teto solar panorâmico, sensor e câmera traseira, sensor de chuva, rodas aro 18, entre outros. O preço de US$ 39.995 (R$ 70.800) acompanha a escalada de itens.
Como na geração atual, o Jeep Grand Cherokee top é o Overland, que possui suspensão Quadra-Lift pneumática, capaz de variar a altura de 20 cm a 28 cm, couro do tipo Nappa no interior, bancos dianteiros ventilados, volante com detalhes em madeira e ajustes elétricos de altura e profundidade, portas, console e cobertura do quadro do instrumentos em couro, tampa traseira elétrica e rodas aro 20. Com um preço de US$ 42.995, cerca de R$ 76 mil. Ainda há uma série de opcionais para todas as versões, como airbags do tipo cortina, sensor de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo, além de TV via satélite. O Jeep Grand Cherokee não deve tardar para chegar ao Brasil e pode ser apresentado no próximo Salão Internacional de São Paulo, em outubro.