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JAC reafirma chegada do T5 em março, a partir de R$ 59,9 mil

Concorrente de Ford EcoSport e Renault Duster, JAC T5 tem motor 1.5 16V JetFlex de 125/127 cv e câmbio manual de seis marchas. Vendas começam em março, com preços entre R$ 59,9 mil e R$ 69,9 mil; CVT virá em agosto

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JAC reafirma chegada do T5 em março, a partir de R$ 59,9 mil
JAC reafirma chegada do T5 em março, a partir de R$ 59,9 mil Foto: JAC reafirma chegada do T5 em março, a partir de R$ 59,9 mil

São Paulo (SP) - Quase um ano depois do médio T6, com linhas inspiradas nas do Hyundai ix35, a JAC reafirma para março a chegada às concessionárias do compacto T5, fechando o cerco chinês no crescente mercado de SUVs – embora o presidente da marca no país, Sérgio Habib, o considere um crossover. Com linhas um tanto parecidas à do Ford EcoSport, um dos principais rivais, estreia em três versões, todas equipadas com motor 1.5 16v, câmbio manual de seis marchas e diferenciadas pelo pacote de equipamentos (Packs, na linguagem da JAC).

A opção automatizada do tipo CVT também está mantida para agosto. Os preços são ligeiramente distintos que os estimados pela JAC em dezembro último: vão de R$ 59,9 mil a R$ 69,9 mil – a previsão anterior ia de R$ 59 mil a R$ 72 mil.

Principal destaque do T5, o sistema multimídia com mirror link e tela de oito polegadas produzido pela Foxconn, é exclusividade da versão topo de linha (Pack 3, por R$ 69.990), bem como a câmera de ré integrada e os bancos revestidos em couro. Contando com conexão HDMI e Bluetooth, leitor de MP3, entradas USB e SD Card, o sistema traz como novidade a função Link, que permite conectar, espelhar e operar todas as funcionalidades de alguns modelos de smartphones ou tablet por meio da tela sensível ao toque.

O lote das primeiras 500 unidades é restrito a versão mais cara; os primeiros T5 Pack 1 e 2 chegam em dois meses. O modelo passará a ser produzido em Camaçari (BA) a partir do primeiro trimestre de 2017; as unidades começam a sair da linha de montagem, para serem homologadas, até o fim do ano. A JAC espera que o T5 represente metade da Cota mensal de importação de 400 unidades.


Traseira de linhas ascendentes também lembra o irmão maior da JAC



Painel apresenta boa ergonomia e nível de acabamento; será durável?

Apresentado no Salão do Automóvel'2014, o T5 é vendido na China como S3. No Brasil, a JAC cogitou vendê-lo como T4, mas o termo já registrado pelo Troller forçou a montadora ao rebatismo. Unidades rodaram pelo menos 1 milhão de quilômetros em testes no país e chegaram a até a acompanhar a apresentação do T6 à imprensa, em abril do ano passado.

Central multimídia traz função Link, que permite conectar, espelhar e operar smartphones

Fora a carroceria e o painel de desenhos contemporâneos, o T5 se destaca pelo padrão de acabamento mais apurado, comparado a outros chineses. De série (Pack 1, por R$ 59.990), o pequeno crossover já vem completo no padrão do mercado brasileiro e habitual da JAC: traz ar-condicionado digital, banco traseiro com fixação Isofix para cadeiras infantis, computador de bordo, faróis com acendimento automático (sensor crepuscular) e regulagem elétrica de altura, freios ABS com BOS (anula a aceleração quando dois pedais são pressionados simultaneamente) e BAS (assistente nas frenagens de pânico), identificador de calibragem dos pneus quando 20% abaixo da recomendada (Tyre Pressure Monitoring System), sensor de estacionamento e trio elétrico.

Com 600 litros, porta-malas é apenas 10l inferior ao do T6

A versão Pack 2 (R$ 64.990) acrescenta faróis de neblina dianteiros e traseiro, rack no teto, rodas de liga leve aro 16, assistente de partida em aclives (Hill System Assist) e controle eletrônico de estabilidade (Electronic Stability Program).

“Estamos muito bem posicionados nesse segmento de entrada dos SUVs. Essa faixa de preços que ocupamos é preenchida por hatches compactos em suas versões aventureiras, que são modelos bem menores do que o T5”, afirma Habib.

Motor 1.5 16v VVT é o mesmo do J3S e J3S Turin

SOB O CAPÔ O motor é o 1.5 16V VVT Jet Flex, que dispensa o uso de tanquinho de partida a frio (tanquinho flex) e produz 125cv/127cv – mesma unidade que equipa as versões de visual esportivo S do hatch J3 (R$ 41.990) e do sedã J3 Turin (R$ 43.990). De início só há câmbio manual de seis marchas. Até agosto chega a opção automática, do tipo CVT (continuamente variável). O desempenho é melhor do que no T6, equipado com motor 2.0 16v. Com o 1.5, o T6 acelera até 100 km/h em menos de 11 segundos e atinge máxima de 194 km/h. Nos testes do Inmetro, o T5 obteve selo “A” de eficiência energética conferido pelo Inmetro, consumindo uma média de 6,80 km/l na cidade e 9,63 km/l na estrada, abastecido com etanol; e 8,18 km/l e 12,2 km/l, respectivamente, com gasolina.

São 4,32m de comprimento, 2,56m de distância entre-eixos, ante 4,47m e 2,64m, respectivamente, do T6. O porta-malas é apenas 10 litros inferior em capacidade em relação ao modelo maior.

* O jornalista viajou a convite da JAC

PREÇOS

» JAC T5 Pack 1 - R$ 59.990
» JAC T5 Pack 2 - R$ 64.990
» JAC T5 Pack 3 - R$ 69.990

DADOS TÉCNICOS

» Motor – de quatro cilindros em linha, 1.499cm3, 16 válvulas com potências de 125cv (gasolina) e 127cv (etanol) a 6.000rpm e torques de 15,51kgfm (g) e 15,71kgfm(e) a 4.000rpm
» Transmissão – tração dianteira e câmbio manual de seis marchas
» Aceleração até 100km/h – 10,8s
» Velocidade máxima – 194km/h
» Suspensão/pneu – dianteira do tipo McPherson; traseira, semi-independente com eixo de torção/ 205/55 R16
» Porta-malas (litros) – 600
» Dimensões (metros) – comprimento, 4,32; largura, 1,76; altura, 1,62 e entre-eixos 2,56
» Consumo (km/l) – 6,80 km/l na cidade e 9,63 km/l na estrada (etanol); 8,18 km/l e 12,2 km/l, respectivamente (gasolina)