Um ano após desembarcar no país, a JAC Motors lançou na Bahia seu quarto carro no mercado nacional, o sedã médio J5. A exemplo dos outros membros da família, J3 e J6, o novo modelo aposta numa gama completa de itens de série como diferencial.
O J5 custa R$ 53,8 mil reais e os únicos opcionais disponíveis são bancos de couro e rodas de liga leve aro 17”. De série, entre vários itens, destacam-se ar condicionado digital, airbag duplo, freios ABS com EBD e rodas aro 16”. O carro também teve o design criado na Itália.
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O carro possui 4,59m de comprimento, por 1,76 m de largura e 1,46 m de altura. A medida de conforto entre-eixos é de 2,71 m. Segundo a marca chinesa, o porta-malas comporta 460 litros.
Para mover os 1315 kg do J5, foi escalado o motor 1.5 VVT de 16v e potência de 125 cavalos a 6.000 rpm e 15,5 mkgf de torque. O câmbio disponível é apenas o manual de cinco velocidades.
Os pontos altos do J5 são a suspensão e a baixa emissão de ruídos do motor. O repórter do Programa Vrum Sérgio Melo esteve no lançamento e pode experimentar o veículo. O sedã se mostrou bastante espaçoso e confortável, além de bom acabamento.
No entanto, como deverá ser comprovado futuramente nos testes do Vrum, o propulsor de 1.5 cilindrada parece ser pouco para o sedã. O motor deixar a desejar e o motorista precisa pisar fundo para fazer o chinês se movimentar.
Segundo a JAC, o carro chega até os 188 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 11,8s. O carro conta também com sensor de estacionamento, faróis de neblina dianteiros e traseiros, lanternas em LED e regulagem elétrica da altura dos faróis.
Para completar a farta lista de mimos ao consumidor, o J5 já vem com CD Player com entrada USB, volante em couro, bancos de veludo e bipartido atrás e regulagens de altura e no volante para o motorista. Segundo Sérgio Habib, presidente da JAC no Brasil, mais de 160 itens foram modificados para adequar o carro ao gosto brasileiro.
(Com informações de Sérgio Melo/Vrum)