O segmento dos sedãs médios passou por uma leva de lançamentos em 2011. A Jac Motors é a próxima a investir no filão com o três volumes J5, cujo lançamento será no dia 19 de março. O modelo tem medidas dentro da média da categoria, com 4,59metros de comprimento, 1,76m de largura, 1,46m de altura e bons 2,71m de entre-eixos, enquanto o porta-malas leva 460 litros declarados. Curiosamente, o motor não se trata de um 1.8 ou 2.0, como era padrão no segmento. Nem 1.6 16V, como popularizaram as versões de entrada dos médios, e sim um 1.5 16V que rende bons 125cv de potência a 6 mil giros e 15,5kgfm a 4 mil rpm, que levam o peso de 1.315kg.
Como o carro é equipado apenas com câmbio manual de cinco marchas, até que o desempenho anunciado é bom. A aceleração aos 100 km/h é cumprida em 11,8 segundos e a velocidade máxima é de 188 km/h. Porém, a falta de câmbio automático, que também é observada no multiuso J6, pode ser um empecilho no segmento, onde os rivais diretos contam com caixas do tipo.
O preço previsto em torno de R$ 54 mil engloba itens de série como ar-condicionado digital, direção hidráulica, comandos elétricos para vidros (quatro portas), retrovisores e travas, volante revestido em couro com regulagem de altura, bancos em veludo, sistema de áudio com CD/MP3 e entradas auxiliares, rodas aro 16 em pneus 205/55, sensor de estacionamento traseiro, além de airbag duplo frontal e freios ABS. Como opcional, o J5 oferece rodas aro 17 com pneus 215/45. Na prática, o carro repete a estratégia de estar ligeiramente abaixo dos preços dos concorrentes e encarará as opções mais acessíveis entre os médios. Mesmo sendo cerca de R$ 10 mil mais caro que o conterrâneo Chery Cielo sedã 1.6 16V, ainda ficará cerca de R$ 3 mil abaixo do Ford Focus 1.6 16V sedã e Fiat Linea Essence 1.8 16V.