Na última sexta-feira, a Iveco Latin America assinou um acordo com o Exército brasileiro para o fornecimento de 2.044 unidades do novo Urutu, veículo blindado usado no transporte de tropas. O contrato tem valor previsto de R$ 6 bilhões em 20 anos e a produção dos blindados será iniciada em 2012. Mas o veículo será exibido pela primeira vez na Latin America Aero & Defense (Laad), maior feira de defesa e segurança do continente, que será realizada em abril de 2011.
Brucutu é o apelido do modelo, que tem o pomposo nome de Veículo Blindado para o Transporte de Pessoal Médio sobre Rodas (VBTP-MR). É conhecido por sua robustez e agilidade nas operações militares. Na licitação promovida pelo Exército brasileiro em 2007, a Iveco foi a vencedora e com isso assumiu a responsabilidade pela produção do blindado. O fabricante teve a seu favor a experiência da divisão Iveco Defense Vehicles, que projeta e produz veículos militares.
O primeiro protótipo será produzido na fábrica da Iveco em Sete Lagoas, região Central do estado. Trata-se de um veículo anfíbio de transporte de 18 toneladas, equipado com motor a diesel, tração 6x6, capaz de levar 11 militares. Tem 6,91m de comprimento, 2,7m de largura e 2,34m de altura. Pode ser equipado com uma torre armada com operação por controle remoto para diversas aplicações e terá pneus resistentes a projéteis de alto impacto. Apesar de suas dimensões avantajadas, o Brucutu pode ser transportado por aviões como Hércules C-130 ou Embraer KC-390.
O novo blindado está em fase de desenvolvimento e o protótipo ficará pronto no primeiro semestre de 2010. Outras 16 unidades deverão ser produzidas pela Iveco até 2011. Boa parte dos componentes das primeiras unidades será importada, mas o projeto prevê uma nacionalização acima de 60%, reduzindo os custos.
Da pesada
Espalha bolinho
A Mercedes-Benz acaba de lançar na Europa um caminhão com canhão de água para dispersão de grandes aglomerações. É o famoso espalha bolinho, acaba greve ou destruidor de manifestações. Denominado Water Cannon 10.000, ou simplesmente WaWe 10, o veículo foi desenvolvido sobre a plataforma de um modelo Actros 3341, equipado com motor V6 turbo de 413cv e tração integral. Tem 3,7m de altura, quase 10m de comprimento, pesa 33 toneladas e conta com reservatório para 10 mil litros de água, que é esguichada por meio de três mangueiras, sendo duas dianteiras e uma traseira. Graças ao auxílio de uma centrífuga de 10bar, as mangueiras da frente são capazes de lançar 1.200 litros por minuto e as de trás, 900 litros/minuto. O caminhão custa US$ 1,45 milhão (cerca de R$ 2.7 milhões) e foi feito sob encomenda do governo alemão, que pretende comprar 78 unidades. Os alemães que se cuidem.
Auxílio pesado
Os cinco utilitários-esportivos Touareg não serão os únicos representantes da Volkswagen no Rali Dakar, em janeiro. A equipe vai contar com o auxílio luxuoso e providencial de dois caminhões de corrida da MAN, marca que comprou a VW Caminhões e Ônibus no Brasil. Os pesados terão na bagagem ferramentas e todo o material necessário para dar suporte aos veículos menores durante os 9 mil quilômetros da rota. Trata-se de um modelo MAN TGA 18.480 (4x4) e outro MAN TGA 26.480 (6x6), ambos equipados com motor de 12,5 litros, que desenvolve mais de 500cv de potência e torque de 245kgfm. É para levantar poeira.