O consumidor compra o carro zero com a certeza de que terá a garantia de fábrica por um período determinado. Em contrapartida, precisa fazer todas as revisões e serviços em concessionárias autorizadas da marca. Foi o que fez o médico Aluísio Sérgio de Almeida Salgado com sua Pajero TR4, modelo 2008, levada para as revisões de 10 mil a 50 mil quilômetros em autorizadas da Mitsubishi. Apesar disso, a concessionária Via Jap, onde o médico vinha realizando a manutenção do carro, não cumpriu com a sua parte.
Cinco dias depois da revisão dos 50 mil quilômetros, quando Aluísio retornava a Entre Rios de Minas, Região Central do estado, o veículo apresentou problemas. "O carro apagou sem mais nem menos, o câmbio parou de funcionar e o freio perdeu eficiência. Como a estrada estava movimentada, para não comprometer minha segurança precisei jogar logo o carro para o acostamento", conta Aluísio. O veículo foi encaminhado novamente à concessionária, onde se constatou o rompimento da correia dentada.
Negligência
Quando ficou sabendo da causa do problema, Aluísio consultou o manual do proprietário e verificou que a correia dentada deveria ter sido trocada na última revisão. Apesar de o veículo estar em garantia e a responsabilidade da quebra da correia ter sido da Via Jap, que negligenciou a troca do componente, o médico precisou desembolsar R$ 980 para os reparos. "A informação que obtive na concessionária é que a garantia não cobre a quebra da correia dentada", disse o dono da Pajero.
Balela
Carlos Souza, gerente de pós-venda da Via Jap, disse que a revisão feita por Aluísio, chamada "Mit revisão programada", não incluía a troca da correia dentada. Segundo o gerente, essa revisão abrange apenas a troca dos filtros de combustível e óleo, do anel do bujão do cárter, do óleo do motor, limpeza do sistema de alimentação e inspeção de 34 itens. Ele não soube dizer se o estado da correia é conferido nessa revisão.
"Levei meu carro à concessionária para fazer a revisão dos 50 mil quilômetros. Eu não pedi e ninguém me falou que se tratava de um serviço menos abrangente. Confiei que a Via Jap iria verificar os itens necessários para que eu pudesse rodar com segurança", explica Aluísio. De fato, na nota fiscal emitida pela concessionária, o serviço está identificado com o código REV05 e descrito como quinta revisão. No documento não consta nada relacionado com Mit revisão programada, a qual o gerente de pós-venda da Via Jap citou.
Silêncio
A reportagem questionou ainda se para a Via Jap não era importante cumprir a recomendação da Mitsubishi (de trocar a correia dentada aos 50 mil quilômetros), se negligenciar a troca do componente não poderia comprometer a segurança do cliente e se esta atitude não afetaria a garantia do veículo, mas o gerente terminou o diálogo afirmando que já tinha informado o que podia. Questionado se mais alguém poderia falar em nome da Via Jap, a resposta foi negativa. Apesar de várias tentativas, até o fechamento desta edição nenhum representante da Mitsubishi foi encontrado para comentar o assunto. Aluísio recorreu ao serviço de atendimento ao consumidor da marca e também não obteve respostas.