A Lincoln, marca de luxo da Ford, mostra no North American International Auto Show 2010 (Naias), Salão de Detroit, o modelo MKX 2011, que depois da reestilização perdeu o jeitão de utilitário-esportivo e ficou mais parecido com crossover. A alteração principal foi na dianteira, na junção entre a grade e o capô. Os faróis ficaram mais estreitos e integrados à grade, dividida ao meio pelo símbolo da marca.
Na tentativa de amenizar a pecha de vilão, causada pelo uso do motor V6 de 3.7 litros, que obteve melhorias em torque (28,5kgfm) e potência (305cv) em relação à versão anterior, a marca anuncia o uso da tecnologia Twin Independent Variable Camshaft Timing (Ti-VCT), sistema que melhora o desempenho do veículo sem comprometer o consumo de combustível. A transmissão usada é automática de seis velocidades com opção de troca manual.
Segurança
Para proporcionar mais segurança ao motorista, o Lincoln MKX 2011 tem muita tecnologia. Um alerta de colisão informa sobre potencial risco de choque contra outros veículos. Esse sistema também interfere na condução por meio do acionamento eletrônico de um freio auxiliar que reduz automaticamente a velocidade e permite parar o carro mais rapidamente. Outro controle ajuda a detectar se existe algum objeto nos pontos cegos do veículo. As chaves do crossover são inteligentes e, de acordo com o condutor, podem limitar a velocidade máxima e o volume do som.
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Interação
Mas o grande destaque desse modelo é o MyLincoln Touch, interface desenvolvida para conectar o condutor às tecnologias do veículo. O fabricante afirma que esse sistema vai mudar a forma de o motorista interagir com o carro. Para isso, no quadro de instrumentos existem duas telas coloridas de LCD em contraste com o velocímetro analógico. O comando das funções dessas telas é feito por meio de teclas localizadas no volante. Na coluna do meio do painel central há mais uma tela de LCD sensível ao toque.
E nessas três telinhas cabe o mundo. A começar pelo acesso à internet e telefonia, passando por som e vídeo, controle de temperatura, entradas USB e de cartão SD, GPS que aciona o socorro em caso de colisão (quando o airbag é acionado), até as informações do veículo. O perfil com as preferências de cada usuário pode ser transmitido para outros veículo Ford equipados com o sistema MyFord.