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Indústria desenvolve carrocerias cada vez mais leves

Audi apresenta estruturas cada vez mais leves, mas não menos confiáveis em segurança. Inovações devem chegar em breve à linha de produção e o TT é o primeiro contemplado

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O TT atual de produção tem 43 quilos a mais somente no monobloco

Com a apresentação do cupê compacto TT evo plus, a alemã Audi mostrou mais uma vez por que é líder absoluta em carrocerias ultraleves. Com monobloco formado por alumínio, magnésio e polímero de fibra de carbono reforçado (CFRP), o conceito tem uma incrível redução de peso e fica magrinho, magrinho, chegando a pesar menos de 1 tonelada. De acordo com o chefe de desenvolvimento de carrocerias de automóveis da montadora de Ingolstadt, Peter Fromm, o TT evo plus é “a nova referência em termos de design ultraleve”.

Em comparação com o TT de produção, o evo plus perdeu 43 quilos somente no monobloco. O teto, os pilares B (construídos com base nos carros de turismo da DTM), o túnel central e parte da dianteira do veículo são feitos de polímero de fibra de carbono reforçado (CFRP), assim como as portas do cupê, o para-lamas e o módulo dianteiro. Além disso, o CFRP está presente também na parte interna do carro, retirando ainda mais gordurinhas do possante.

VANGUARDA Há muito a Audi trabalha para deixar os veículos mais leves. Em 1994, com o A8, surgiu a inovadora ASF (Audi Space Frame), que consistia numa rígida estrutura de alumínio que deixava a carroceria mais leve. Esse tornou-se o embrião e culminou na criação do Multi-Material Space Frame, uma combinação perfeita de materiais que otimizam consumo e eficiência dos veículos.

SEGURANÇA Não apenas de leveza vive o novo projeto da Audi. O sistema de ondas Olas, formadas por estruturas laminadas oscilantes, absorve grande quantidade de energia em colisão. A segurança do condutor e dos outros ocupantes do veículo estão salvaguardadas com isso. De todas as vantagens do TT evo plus, essa, sem dúvida, é a principal e de suma importância para uma melhora considerável da confiabilidade estrutural dos automóveis.

FUTURO Os bávaros demonstram empolgação com essas inovações tecnológicas advindas de seu departamento de engenharia e vislumbram boas coisas para elas em breve. Peter Fromm não esconde sua alegria com o projeto: “O peso de menos de 1 tonelada é motivo de orgulho para nós, pois demonstra o porquê de a Audi ser protagonista no design de ultraleves”. Já Heinz Hollerweger, chefe de desenvolvimento total de veículos da montadora, se mostra entusiasmado com o conceito: “O TT evo plus é excitante para nós por estamos utilizando-o para testar nossas tecnologias de redução de peso dos veículos que pretendemos levar paras linhas de produção num futuro próximo”, afirmou.