José Francisco conta orgulhoso, na cidade de Martinho Soares, na Zona da Mata, que as transformações feitas em sua Vokswagen Variant 1972 foram todas pensadas por ele. "Eu domino a tecnologia", gaba-se, enquanto mostra os cortes feitos na estrutura para transformar a perua em um conversível. Equipada com motor 1.6, a Variant de José tinha dois carburadores, mas agora tem apenas um. Mas com os cortes na lataria, ele ganhou mais espaço vertical e assim conseguiu uma forma prática de carregar latinhas de alumínio para vender.
Não faltam provérbios sobre a necessidade, desde que ela faz o sapo pular até que é a mãe da indústria. Foi ela, inclusive, que há anos vinha fazendo com que vários proprietários de picapes Strada com a cabine estendida colocassem um condenável banquinho no espaço destinado para pequenas bagagens no habitáculo. A instalação de banquinhos chegou a ser feita, inclusive, por concessionárias da Fiat.
Além do banquinho - que em alguns casos nem cinto de segurança e nem encosto de cabeça tinham - foram elaboradas maneiras mais caprichadas de adaptação, como a feita pelo Centro de Transformação e Capotaria Multimarcas Cirilo, que chamou a picape de Fiat Strada Advet e conseguiu homologação do Denatran. O projeto da capotaria conta com cinto de segurança e encosto de cabeça, mas é criticado pela Fiat, pois a fábrica explica que como não foi feito teste de impacto e nem reforço na carroceria a segurança não é a ideal.
Estrutura
A diferença principal entre a picape cabine estendida e a de cabine dupla, segundo o diretor de engenharia Giancarlo Bertoldi, é que a estrutura da cabine foi reforçada nos pontos de maior impacto, para proteger os passageiros do banco traseiro. O diretor de planejamento e estratégia de produto, Carlos Eugênio Dutra, disse que modelos foram enviados ao laboratório da matriz, na Itália, e testes de impacto frontal, lateral e traseiro foram realizados. Dutra explica que o resultado foi bom, mas que não é possível mensurar um critério, tal qual fazem entidades como a EuroNcap.
Mundial
Não só para carregar latinhas as adaptações são feitas. De Martinho Soares, na divisa com o Espírito Santo, até a Ilha de Capri, na Itália, é possível ver a criatividade e os perigos dela. Na ilha, vários Fiat Marea foram adaptados para o transporte de passageiros.