A Fiat de Betim já iniciou a fase final de testes do novo câmbio robotizado, que vai equipar, em breve, Idea, Stilo, Punto e Linea (modelo sedã do Punto). Embora o motorista tenha tentado esconder a alavanca de câmbio, nossa equipe flagrou o novo componente sendo testado em um Idea Adventure perto da fábrica. Desenvolvida pela Magneti Marelli, a nova transmissão é idêntica à manual, mas tem acoplada um conjunto eletrohidráulico (fixado em sua carcaça), encarregado de acionar a embreagem e mudar as marchas, eliminando o pedal de embreagem. Essas trocas são feitas com base em informações de sensores, instalados no motor e nas rodas. O motorista pode escolher entre os modos de troca normal ou esportivo, de forma automática, ou optar pela troca manual, por meio da alavanca ou paletas no volante.
Grande Punto também com versão esportiva
Flagramos o que deverá ser a versão esportiva do Grande Punto, hatch compacto premium da Fiat, que será apresentado à imprensa em 9 de agosto. O carro foi flagrado em fase final de testes, com camuflagem que escondia indicadores da versão esportiva, como a decoração na parte inferior da carroceria. No entanto, os cintos de segurança vermelhos e as rodas de liga de 15 polegadas seguem o mesmo padrão de decoração esportiva do Palio 1.8R.
Ao que tudo indica, essa versão será equipada com o novo motor 1.9, que também vai equipar o sedã Linea, de acordo com a estratégia da Fiat, de posicionar o Grande Punto entre o Palio e o Stilo. O outro motor que vai equipar o compacto é o 1.4, já presente na família Palio.
Fique ligado! Veja o caderno de veículos do jornal Estado de Minas neste sábado (30/06) para novidades exclusivas do Punto!