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Ibiza Cupra - Compacto tentador

Motor 1.4 com turbo e supercharger, câmbio DSG de sete velocidades e detalhes de estilo transformam cupê comportado e bonito em bólido de alto desempenho

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Modelo ganhou pára-choque esportivo, com entradas de ar maiores, além de detalhes em volta da grade que melhoram a refrigeração do motor

Apesar de uma história não muito bem-sucedida no Brasil, a marca espanhola Seat goza de boa reputação na Europa. Aliás, nos últimos anos, a estratégia da Volkswagen, dona da montadora ibérica, é aproveitar o temperamento quente e latino associado à Espanha e transformar a Seat na marca que une desempenho e bom preço dentro do grupo.

Um dos melhores exemplos da imagem que a VW quer passar é o novo Ibiza Cupra. Um hatch compacto generoso no desempenho. Apesar de compacto, o carro é recheado de tecnologia. O motor 1.4 recebeu não apenas um turbo, mas também um compressor volumétrico de corrente, tipo supercharger, solução que alia desempenho e baixo consumo. São 180 cv e potência específica de 100 cv por litro.

Linhas traseiras são limpas, agradáveis e fogem do lugar comum


Para aumentar o apelo esportivo, o veículo foi equipado com o sistema DSG, um câmbio manual automatizado que conta com duas embreagens, permitindo trocas mais rápidas e suaves. Não satisfeita com a sofisticação do DSG, o câmbio do Cupra não é uma simples caixa de cinco marchas, tampouco de seis, mas, sim, de sete velocidades. Obviamente, quando as trocas são feitas no modo manual, o motorista têm à disposição as borboletas estilo Fórmula 1 na coluna de direção.

O estilo também acompanha as pretensões esportivas do modelo, incorporando o slogan "auto emoción". As linhas são inspiradas no conceito SportCoupé. O modelo escolhido foi o de três portas, mais jovial, e o modelo ganhou pára-choque esportivo, com entradas de ar maiores, além de detalhes em volta da grade que melhoram a refrigeração do motor. As rodas de 17 polegadas são específicas para o Cupra. Atrás foi colocado um difusor de ar que incorpora cano de descarga exclusivo em forma de trapézio.

Os detalhes foram concebidos pelo diretor de estilo da marca, Luc Donckerwolke, que é responsável pelos Lamborghinis Murciélago e Gallardo, entre outros.